Comece acessando CONFIGURAÇÕES > INICIAL > FINANCEIRO. Veja as opões disponíveis:

  • Permissão de Recebimentos: é possível determinar quais formas de pagamentos podem ser usados no seu espaço. Habilite as opções usadas e, se em algum momento deixar de receber dessa forma, basta desmarcar a opção. 

  • Baixa Automática: esta opção permite que o sistema entenda que os pagamentos em cartões (débito e crédito), cheques e boletos foram recebidos na data exata do vencimento e serve para auxiliar no trabalho do responsável financeiro, que precisará apenas cancelar os pagamentos que não compensaram. 

⚠️ Importante: - apesar de facilitar, a opção BAIXA AUTOMÁTICA não dispensa o acompanhamento do responsável financeiro, já que o EVO não se comunica com o banco. O sistema muda automaticamente o status da conta, mesmo sem a certeza de que o pagamento foi compensado em sua conta bancária; - ao utilizar a BAIXA AUTOMÁTICA, alguns relatórios, como fluxo de caixa, podem ficar comprometidos para análise futura.

  • Boletos - marque as opções se:

Permite receber em boleto;

Permite receber em boleto na cobrança on-line (checkout);

Permite receber em boleto na área do aluno do auto-atendimento;

Adicionar quantos dias no vencimento do primeiro boleto? Escolha quantos dias devem ser somados a data da venda.

Cancelar automaticamente vendas online com boletos não pagos

Após quantos dias da data da venda? (máximo7) Marque quantos dias após o vencimento o boleto será cancelado.

ATENÇÃO: o cancelamento é somente do boleto, a venda não é cancelada para que não haja divergência nos relatórios.

  • Contas Bancárias: escolha onde os pagamentos em dinheiro e cheque serão registrados no sistema. 

  • Multas e Juros: defina a multa (%) que será aplicada após o vencimento programado do recebimento e/ou os juros por dia (%) de atraso. 

⚠️ Importante: nesse caso, multas/juros não serão aplicadas se o aluno não renovar o plano no prazo programado, somente por pendência financeira, previamente inseridas no sistema.

  • Caixa: 

- utiliza abertura e fechamento de caixa: habilite para acompanhar o fluxo do caixa. Na primeira venda do dia, o sistema solicitará ao usuário logado a abertura do seu caixa. Possibilita informar o valor de início (fundo de troco), realizar o fechamento ao final do expediente e analisar toda a movimentação do caixa, confirmando os valores já separados por forma de pagamento;

- utiliza fechamento de caixa cego: esta opção serve para que o usuário logado consiga ver apenas o valor final de recebimentos de seu próprio caixa, mesmo não tendo permissão administrativa, mas sem o detalhamento de quem fez os pagamentos.

⚠️ Importante: este item não alimenta “contas a pagar”, pois a ideia da função é apenas remover grandes valores do caixa de vendas e levá-los a um local seguro, geralmente um cofre. Se a retirada for para efetuar um pagamento, será necessário lançar manualmente a saída do valor, em contas a pagar.

#baixaautomatica

#aberturadecaixa

#caixacego

#cancelamentodeboleto

#cancelarboleto

 

Encontrou sua resposta?