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Configurações Iniciais - Financeiro
Configurações Iniciais - Financeiro

Aprenda como configurar o financeiro de seu espaço e escolha as opções de recebimento que se adequem melhor ao seu negócio

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Escrito por Rachel
Atualizado há mais de uma semana

Como parte das configurações iniciais do EVO, é essencial configurar a parte financeira do seu espaço. Aqui você aprenderá a permitir formas de recebimento, configurar a tratativa quanto a multa, juros e inadimplência, entre outros detalhes.

Esse artigo faz parte do material completo sobre configurações iniciais. Os demais são: Empresa e Venda.

Permissão necessária

Para ter acesso à tela onde você poderá configurar o financeiro, acesse Administrativo - Permissões, vá até a seção Configuração e marque a permissão Configurações gerais:

Configurando o financeiro

Uma vez obtida a permissão, acesse a tela Configuração - Inicial, aba Financeiro e você poderá já ver as opções.

Para agilizar a configuração, tenha em mãos todas as informações financeiras

da empresa.

E antes de começar a configurar o financeiro, veja se suas contas bancárias estão configuradas, pois as formas de recebimento exigem contas bancárias para onde irão as transações.

Opções de recebimento

Aqui você escolherá quais formas de recebimento quer habilitar para o seu espaço e em qual conta bancária, além de outros detalhes.

Dinheiro

  • Permite receber em dinheiro: habilite se aceitar esta opção como forma de pagamento;

  • Conta bancária padrão para dinheiro: escolha a conta bancária onde as transações em dinheiro serão recebidas.

Cartão de débito ou crédito

  • Permitir receber em cartão de débito: habilite se aceitar esta opção como forma de pagamento;

  • Permitir receber em cartão de crédito: habilite se aceitar esta opção como forma de pagamento;

  • Permitir apenas transações on-line ou TEF: torna obrigatória a seleção de "TEF" ou "transação on-line" para finalização da venda;

Importante: se essa opção estiver desmarcada, todas as opções de venda com cartão ficarão disponíveis:

  • POS: maquininha sem integração com EVO e com registro manual da transação;

  • TEF: maquininha integrada ao EVO;

  • Transação com cartão on-line.

  • Baixar cartões automaticamente: o sistema entende que os pagamentos foram recebidos na data exata do vencimento;

  • Não reenviar cobranças com retorno irreversível (não tente novamente): o sistema suspende essas cobranças, deixando o cliente com saldo devedor;

  • Multa (%) após o vencimento: é aplicada uma única vez, após o vencimento programado do recebimento;

  • Juros (%) por dia de atraso: porcentagem de juros aplicada por cada dia após o vencimento programado do recebimento.

Cheque

  • Permite receber em cheque: habilite se aceitar esta opção como forma de pagamento;

  • Conta bancária padrão para cheques: escolha a conta bancária onde as transações em cheque serão recebidas;

  • Baixar cheques automaticamente: o sistema entende que os pagamentos foram recebidos na data exata do vencimento.

Transferência bancária

  • Permite receber por transferência bancária: habilite se aceitar esta opção como forma de pagamento;

  • Conta bancária padrão para transferência: escolha a conta bancária onde as transações por transferência serão recebidas;

  • Baixar transferências bancárias automaticamente: o sistema entende que os pagamentos foram recebidos na data exata do vencimento.

Boleto

  • Permite receber em boleto: habilite se aceitar esta opção como forma de pagamento;

  • Permite receber em boleto na cobrança on-line (checkout): permite cobrar uma venda enviando link ou boleto para o cliente;

  • Permite receber em boleto na área do aluno do autoatendimento: ao habilitar esse item, compras realizadas pela área do aluno no totem ou site disponibilizarão também a alternativa de pagamento por boleto. Essa opção será sobrescrita pela configuração de página de vendas ativada para o autoatendimento.

  • Boleto gerado como forma da pagamento de saldo devedor não desbloqueia o cliente: essa opção só desbloqueia o cliente depois do pagamento e da compensação bancária;

  • Adicionar quantos dias ao vencimento do primeiro boleto: defina quantos dias depois da data da venda;

  • Cancelar automaticamente as vendas on-line por boletos não pagos;

    • Escolha quantos dias após a data da venda, em em máximo de 7 dias;

  • Cancelar automaticamente boletos não pagos após o vencimento;

    • Escolha quantos dias após o vencimento.

Outras opções

Sob a mesma seção você encontrará outras opções de configurações pertinentes à configuração do financeiro:

  • Fechar o caixa automaticamente: escolha entre "todos os dias, meia noite" ou "24 horas depois de aberto";

  • Cancelar nota fiscal quando o estorno for feito: a solicitação de cancelamento é feita assim que o estorno for concluído (não contempla estorno via SITEF). Acompanhe o status no perfil do cliente.

Entenda mais sobre cancelamento de NFs aqui.

  • Considerar cliente como inadimplente após quantos dias de atraso: escolha o número de dias e o sistema adicionará os dias de atraso ao vencimento do saldo devedor para começar a considerar o cliente inadimplente nos relatórios;

  • Cancelar contrato após quantos dias inadimplente: escolha o número de dias e o sistema cancelará contratos de clientes boletos e/ou saldos devedores vencidos há este período de tempo, desde que não tenha recebimentos posteriores já baixados. Caso não seja preenchido, os contratos não serão cancelados automaticamente;

  • Não considerar dias adicionados manualmente no cancelamento ou transferência de contrato: ao ativar essa opção, na transferência ou cancelamento de um contrato só serão considerados os dias originais do contrato; dias adicionados após a venda serão ignorados;

  • Excluir vendas após quantos dias sem pagamento: escolha o número de dias e o sistema cancelará vendas sem pagamento há este período de tempo automaticamente;

  • Considerar anuidade proporcional nas trocas de contrato: o sistema considerará o valor proporcional de anuidade do período utilizado nos cálculos da troca em contratos que possuem configuração em Serviços/Anuidade.

  • Cancelar saldo devedor se o contrato for cancelado por inadimplência: ativa o cancelamento automático de saldo devedor nos casos que um cliente inativo e inadimplente compre um novo contrato.

  • Número máximo de parcelamento de um saldo devedor: parcelamento máximo permitido na cobrança via cartão de crédito pelo EVO por TEF ou on-line. Deixar em branco permite o parcelamento em até 12x.

Entenda mais sobre saldo devedor aqui.

 

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