Para iniciar o processo de venda de produtos, seja pelo EVO ou pela loja on-line, é importante que o cadastro e o estoque estejam bem organizados. Mas você também pode usar essa tela para cadastrar produtos que usa no seu dia a dia, como material de limpeza, de escritório, etc. O processo é o mesmo!
Como cadastrar
Comece acessando Administrativo - Produtos, clique em novo e preencha os dados:
Dados
descrição: coloque o nome do seu produto;
código: (opcional) use esse espaço para criar um sistema de controle interno;
preço de venda: valor do produto para o consumidor final;
preço de compra: valor pago pelo produto;
quantidade atual: campo de consulta - a quantidade será atualizada de acordo com o lançamento de entrada/saída do produto na aba "lançar" (veja adiante);
quantidade mínima: número mínimo do produto em estoque para continuar permitindo venda ou retirada - funciona somente se a opção "permite venda sem estoque" não estiver marcada;
comissão: valor da comissão - veja aqui como acompanhar as comissões - se houver;
tipo de comissão: escolha entre valor fixo ou porcentagem do valor de venda;
natureza: escolha na lista;
centro de receita: escolha o centro de receita previamente configurado em FINANCEIRO > CENTRO DE RECEITA.
Importante: Para facilitar a venda na loja on-line, sugerimos que coloque nomes específicos para os produtos. Ex.: "CAMISETA BABY LOOK M", "CAMISETA G", "CAMISETA INFANTIL tam. 10".
Quantidade máxima de parcelas
venda manual - quantidade: coloque em quantas vezes esse produto pode ser parcelado;
produto para consumo: marque se o produto for usado para consumo interno (produto de limpeza ou material de escritório), para que não fique disponível para venda;
produto para venda: marque para disponibilizar o produto para venda aos clientes;
permite venda sem estoque: marque somente se não quiser fazer o controle de fluxo deste produto no estoque.
Lançar entrada/saída
tipo: escolha se quer registrar a entrada ou a saída (retirada direto do estoque, sem venda);
preço unitário: informe o valor pago por cada unidade do produto (não obrigatório);
quantidade: coloque quantas unidades estão entrando/saindo do estoque;
data: lançamento da entrada/saída.
Importante:
1) qualquer movimentação ficará registrada nesta tela, seja entrada/saída manual ou por venda direta na tela do cliente/oportunidade;
2) para consultar o relatório de pedidos, resumo das vendas e estoque, acesse Gerencial > Produtos.
Inativar produtos
Caso queira inativar um produto, basta marcar a opção na aba de Dados e ele não constará mais como disponível para venda:
Já sabe como criar sua loja on-line? Falamos sobre isso aqui.