Como ativar o serviço
Para oferecer mais esta possibilidade de forma de pagamento ao seu aluno, basta enviar sua solicitação para o e-mail: [email protected] e/ou [email protected] contendo as seguintes informações:
✔️Razão social;
✔️Nome fantasia;
✔️CNPJ;
✔️Nome do responsável;
✔️Contatos;
Você receberá as instruções e detalhes de toda documentação necessária para ativar este serviço.
Este serviço tem uma taxa de adesão no valor de R$ 150,00 e um custo de R$ 6,50 por tentativa de transação, ou seja, tentativas com sucesso ou não, serão cobradas. Este valor será descontado do valor que lhe será depositado das cobranças.
⚠️Importante: antes do envio da cobrança, é feito um agendamento. Nesse momento, são verificados os dados do cliente. Caso haja algum problema, o sistema receberá essa mensagem para que possam corrigir dados e reenviar. Esse processo não gera a cobrança de taxa (R$6,50).
O prazo de ativação deste serviço é de 2 dias após recebimento de todos os dados que forem solicitados.
🏦Bancos aceitos para cobrança do cliente
⚙️No EVO
Após ter feito os procedimentos para ativar esta forma de pagamento em seu sistema, você deve configurar os planos que vai oferecer nesta nova forma.
O próximo passo é entrar no cadastro do aluno ➡️ Aba cadastro > formas de pagamento > cadastrar cartão > Conta bancária
❗️Preencha todos os campos corretamente.
✔️Conta bancária;
✔️Agência;
✔️CPF do titular da conta;
✔️Nome completo do titular da conta;
⚠️Importante: Se um desses dados informados estiverem incorretos, o banco negará a transação.
Muito bem, vamos para a venda, na tela de venda do aluno, selecione o contrato (com formatação de débito recorrente), e no momento de determinar o cartão que ficará vinculado ao contrato, selecione a opção de Débito em conta e siga com a venda como de costume.
A primeira parcela ainda não será no débito em conta, apenas as próximas parcelas entrarão neste formato de pagamento.
🔎Como funcionará?
Após feito o processo de vendas informando que o pagamento será via débito em conta, ao renovar o contrato, o EVO envia um arquivo com os débitos a serem agendados para cobrança a empresa responsável pela comunicação. Com isso, a data deste agendamento dependerá do banco que o cliente utiliza. Abaixo exemplos de como funciona os agendamentos para os bancos credenciados.
📌
▶ Santander – Agendamento feito para 1 dia (neste caso a renovação é realizada 3 dias antes)
▶️ Itaú/Bradesco – Agendamento feito para 2 dias (neste caso a renovação é realizada 5 dias antes)
⚠️Importante: o EVO receberá um retorno com o status do agendamento (se foi agendado com sucesso ou não) e atualizará os dados no cadastro do aluno. Caso haja algum impeditivo na cobrança, o sistema gerará um saldo devedor para o aluno.
🚨Informações importantes
É necessário aguardar o retorno do débito, não efetue o cancelamento enquanto não é feito o retorno automático, pois a solicitação já foi agendada junto ao banco do aluno e caso não cobre retornará como saldo devedor.
Para alguns bancos o débito será feito apenas quando o aluno autorizar, oriente o aluno a consultar sua conta para autorizar esses débitos.
Faça um documento para que o aluno assine informando que autorizou a academia a agendar os débitos em sua conta, caso o banco venha solicitar.
Alguns fatores como feriado, fim de semana, horário de envio do débito podem interferir nas datas de débito, sendo necessário um período maior que o previsto.
O débito em conta não possui opção de estorno.
Para o Bradesco, o banco deixará o valor pendente a aprovação do cliente, caso o cliente não interaja aprovando ou recusando a cobrança o banco deixa o valor em aberto até que haja uma interação do aluno.
🎯Sugestões
O débito em conta não possui reenvio de cobrança, sendo apenas uma tentativa, devido ao valor da taxa e ao tempo para cobrança. Caso o cliente não aceita a cobrança ou não tenha saldo suficiente, recomendamos que utilize outra forma para cobrar o saldo devedor.
📲 Disparo automático
Em ➡️ CRM > Disparos automáticos, você pode utilizar a regra: “Após cobrança recusada - Débito em conta” para notificar os alunos que não tiveram suas cobranças autorizadas pelo banco, assim o aluno fica ciente de que vai ficar com saldo devedor e pode se programar para realizar o pagamento.