Como ativar o serviço

Para oferecer mais esta possibilidade de forma de pagamento ao seu aluno, basta enviar sua solicitação para o e-mail: debito@comunicazione.com.br e/ou fausto.reiner@comunicazione.com.br contendo as seguintes informações:

✔️Razão social;

✔️Nome fantasia;

✔️CNPJ;

✔️Nome do responsável;

✔️Contatos;

Você receberá as instruções e detalhes de toda documentação necessária para ativar este serviço.

Este serviço tem uma taxa de adesão no valor de R$ 150,00 e um custo de R$ 6,50 por tentativa de transação, ou seja, tentativas com sucesso ou não, serão cobradas. Este valor será descontado do valor que lhe será depositado das cobranças.

⚠️Importante: antes do envio da cobrança, é feito um agendamento. Nesse momento, são verificados os dados do cliente. Caso haja algum problema, o sistema receberá essa mensagem para que possam corrigir dados e reenviar. Esse processo não gera a cobrança de taxa (R$6,50).

O prazo de ativação deste serviço é de 2 dias após recebimento de todos os dados que forem solicitados.
 

🏦Bancos aceitos para cobrança do cliente

⚙️No EVO

Após ter feito os procedimentos para ativar esta forma de pagamento em seu sistema, você deve configurar os planos que vai oferecer nesta nova forma.

O próximo passo é entrar no cadastro do aluno ➡️ Aba cadastro > formas de pagamento > cadastrar cartão > Conta bancária

❗️Preencha todos os campos corretamente.

✔️Conta bancária;

✔️Agência;

✔️CPF do titular da conta;

✔️Nome completo do titular da conta;

⚠️Importante: Se um desses dados informados estiverem incorretos, o banco negará a transação.

Muito bem, vamos para a venda, na tela de venda do aluno, selecione o contrato (com formatação de débito recorrente), e no momento de determinar o cartão que ficará vinculado ao contrato, selecione a opção de Débito em conta e siga com a venda como de costume.

A primeira parcela ainda não será no débito em conta, apenas as próximas parcelas entrarão neste formato de pagamento.

🔎Como funcionará?

Após feito o processo de vendas informando que o pagamento será via débito em conta,  ao renovar o contrato, o EVO envia um arquivo com os débitos a serem agendados para cobrança a empresa responsável pela comunicação. Com isso, a data deste agendamento dependerá do banco que o cliente utiliza. Abaixo exemplos de como funciona os agendamentos para os bancos credenciados.

📌

Santander – Agendamento feito para 1 dia (neste caso a renovação é realizada 3 dias antes)

▶️ Itaú/Bradesco – Agendamento feito para 2 dias (neste caso a renovação é realizada 5 dias antes)

⚠️Importante: o EVO receberá um retorno com o status do agendamento (se foi agendado com sucesso ou não) e atualizará os dados no cadastro do aluno.  Caso haja algum impeditivo na cobrança, o sistema gerará um saldo devedor para o aluno.

🚨Informações importantes

É necessário aguardar o retorno do débito, não efetue o cancelamento enquanto não é feito o retorno automático, pois a solicitação já foi agendada junto ao banco do aluno e caso não cobre retornará como saldo devedor.

Para alguns bancos o débito será feito apenas quando o aluno autorizar, oriente o aluno a consultar sua conta para autorizar esses débitos.

Faça um documento para que o aluno assine informando que autorizou a academia a agendar os débitos em sua conta, caso o banco venha solicitar.

Alguns fatores como feriado, fim de semana, horário de envio do débito podem interferir nas datas de débito, sendo necessário um período maior que o previsto.

O débito em conta não possui opção de estorno.

Para o Bradesco, o banco deixará o valor pendente a aprovação do cliente, caso o cliente não interaja aprovando ou recusando a cobrança o banco deixa o valor em aberto até que haja uma interação do aluno.


🎯Sugestões

O débito em conta não possui reenvio de cobrança, sendo apenas uma tentativa, devido ao valor da taxa e ao tempo para cobrança. Caso o cliente não aceita a cobrança ou não tenha saldo suficiente, recomendamos que utilize outra forma para cobrar o saldo devedor. 


📲 Disparo automático

Em ➡️ CRM > Disparos automáticos, você pode utilizar a regra: “Após cobrança recusada - Débito em conta” para notificar os alunos que não tiveram suas cobranças autorizadas pelo banco, assim o aluno fica ciente de que vai ficar com saldo devedor e pode se programar para realizar o pagamento.

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