Vinculação de serviço a contrato

Configure contratos para que serviços possam ser vendidos juntos deles, como uma avaliação física, taxa de adesão, matrícula ou anuidade

Rachel avatar
Escrito por Rachel
Atualizado há mais de uma semana

É possível vincular ao contrato um serviço, tal como uma avaliação física, taxa de adesão, matrícula ou anuidade. Para que os serviços apareçam na tela de vinculação, os mesmos precisam estar cadastrado em Administrativo - Serviços — veja como fazer isso aqui.

Como configurar a vinculação de serviço

Há duas formas de vender serviço no contrato. Uma é configurá-lo como um serviço de uma única cobrança, ou seja, no momento da venda. Acesse Administrativo - Contratos, aba Serviços. Escolha o serviço que será cobrado anualmente e as opções: Escolha o serviço, coloque o valor da sessão e está pronto.

Já a outra forma de vincular um serviço ao contrato é aquela que é cobrada anualmente. Veja o vídeo abaixo explicando como funciona e mais detalhes logo depois:

Em Administrativo - Contratos, aba Serviços. Ao escolher a cobrança anual, você terá as seguintes opções:

  • Serviço: escolha qual será vendido e o valor é preenchido automaticamente. Se quiser, isente a cobrança para contratos vencidos, mas que ainda estão no período de renovação configurado.

  • Cobrar anuidade em data fixa: todos os clientes serão cobrados no mesmo dia. Configure o dia, mês e em quantas vezes a taxa pode ser parcelada.

  • Cobrar anuidade por período: a anuidade será gerada após uma quantidade de meses da data da venda e cada aluno terá uma data diferente de cobrança. Indique quantos meses após a compra do contrato o serviço será cobrado e em quantas parcelas pode ser pago.

Vinculando o serviço em ADM Geral

No ADM Geral, você pode vincular serviços criados no próprio ADM Geral a contratos igualmente criados no ADM Geral para que possa ocorrer a venda conjunta dos itens do contrato junto das sessões do serviço. Para configurar, vá até ao mesmo lugar: Administrativo - Contratos, aba Serviços.

O processo será idêntico à vinculação em uma unidade: você deve escolher o contrato ao qual gostaria de vincular um serviço, da lista disposta na lateral esquerda da página.

Importante: Os serviços listados são somente aqueles criados via ADM Geral.

Configure os demais detalhes do serviço a ser vinculado como tal explicado antes no artigo e clique em Salvar para aplicar ao contrato em questão.

É também possível reverter a vinculação clicando no botão Excluir no canto superior direito.

Replicando a vinculação

É possível replicar a vinculação de serviço a um contrato para outras unidades. Basta escolher um contrato na lista lateral que já tenha um serviço vinculado e você poderá selecionar para quais unidades você gostaria de replicar a vinculação clicando no campo na parte superior da página:

Importante: Quando o serviço vinculado ao contrato já existir na unidade de destino, o mesmo não é replicado, evitando sobrescrever o já existente na unidade. Ou seja, apenas serviços inexistentes na unidade serão replicados juntamente ao contrato.

É possível obter detalhes clicando em "Ver unidades onde o contrato já foi replicado", o que abrirá uma lista com o ID do contrato, a descrição do mesmo na unidade e qual a unidade onde o contrato encontra-se replicado.

Uma vez que tiver escolhido as unidades para qual replicar a vinculação de serviço, basta clicar em Replicar, à direita do campo de seleção.

Respondeu à sua pergunta?