Se você precisa identificar quem são os alunos que precisam renovar o contrato ou quem já renovou, existem alguns relatórios em seu EVO que te apresenta estas informações. 

📋 Porém, primeiramente precisamos entender como funciona uma renovação e quais são as métricas do EVO.

▶️ Quando você está configurando seu EVO, você passa pela tela de Configurações ➡️  Inicial > Vendas. 

Esta tela apresenta duas informações importantes que afetarão suas métricas mais pra frente. 

  • Dias considerados para renovação: de acordo com o tempo que colocar aqui, o sistema entenderá que uma nova venda de contrato pode ser uma renovação. Após este período, todas as novas vendas de contrato serão consideradas como rematrícula. 

❗️O sistema não cobra automaticamente a taxa de rematrícula❗️

  • Considerar nova venda como renovação: se habilitada, toda nova venda de contrato dentro do período informado na opção anterior, será considerada como uma renovação, o ponto negativo disso, é que se você trabalha com modalidades exemplo: plano aquático e plano terrestre, e der a opção do aluno ter os dois planos ativos simultâneos, o sistema entenderá que um plano será a renovação do outro e não de que se trata de duas modalidades ativas.  

Se não habilitada a opção de “Considerar nova venda como renovação”, você precisará realizar os seguintes passos na venda: 

️ Selecione o contrato que vai vender.

️Em seguida, informe qual contrato do aluno você vai renovar com esta venda.

Com este procedimento, note que a data de início do contrato foi editada para que o início deste novo contrato seja no dia seguinte do vencimento do contrato anterior.

 ❗️ É possível editar a data de início para uma data futura, nunca uma data anterior à data fim do contrato que está sendo renovado. Outro detalhe importante, a data de início também não pode ser uma data que supere o período configurado para renovação, ou seja, se configurado o período de renovação como 30 dias, a data início do contrato que está sendo vendido, não pode ser superior a 30 dias do encerramento do contrato anterior.

📌Exemplo prático: 

  • Se o contrato vence no dia 20/04 e faço a venda de renovação no dia 23/04, automaticamente o sistema vai informar que a data de início deste novo contrato será no dia 21/04, não é possível trazer a data de início para antes dessa data e a data máxima para início será até 19/05. Fora deste período, o sistema não considerará como uma renovação.

Apenas seguindo este procedimento de venda os relatórios serão abastecidos corretamente.

⚠️️ Importante: se no momento da venda não for informado o contrato que será renovado, o sistema entenderá que o aluno está adquirindo mais um contrato e não que se trata de uma renovação. 

Veja também:

Encontrou sua resposta?