Geralmente quando se trabalha com planos com vigência longa, ou com planos renovados automaticamente, você pode sentir a necessidade de suspender o contrato do aluno.

Veja as duas etapas para utilizar a suspensão.

📌Suspensão no EVO é justificar a ausência do aluno e empurrar a vigência do contrato durante o período de afastamento. 

O período aceito de ausência é configurado no contrato do aluno e deve ser cumprido de acordo com os critérios do seu estabelecimento. Durante o período de suspensão o aluno perde o acesso ao seu estabelecimento, se você possuir controle de acesso, o aluno será barrado até que informe que a suspensão do contrato chegou ao fim.

✅1 - Configuração da suspensão

1º- Habilite no contrato a suspensão. Entre em ➡️ Administrativo > Contrato > Configurações do contrato. 

Suspensão mensal: essa opção serve para replicar a disponibilidade de suspensão para todos os meses do plano, ou seja, se você configurou em um plano semestral que o aluno tem direito a se ausentar 1 vez e ficar até 15 dias fora, ao habilitar este campo você determina que todo mês o aluno pode se ausentar até 15 dias, caso contrário, o sistema entenderá que durante toda a vigência do contrato, o aluno só poderá se ausentar por 15 dias. 

Qtde. de suspensões: informe neste campo quantas vezes o aluno pode solicitar uma suspensão de contrato durante a vigência do plano dele. ❗️Se este plano que está configurando puder ser suspenso, você não poderá deixar este campo em branco.

Tempo de suspensões: informe neste campo o total de dias que o aluno pode se ausentar ao decorrer deste plano. ❗️Se este plano que está configurando puder ser suspenso, você não poderá deixar este campo em branco.

⚠️Importante: se você configurar em quantidade 3 e em tempo 30, você definirá que durante a vigência do contrato o aluno pode solicitar até 3x uma suspensão e somada todas as vezes, ele poderá ficar até 30 dias ausentes. 

Caso aconteça de o aluno na primeira suspensão se ausentar por 30 dias, ele perderá as outras duas vezes. Caso suspenda o aluno 3x, porém somando as três suspensões ele fique apenas 20 dias ausentes, ele perderá os 10 dias restantes.

Se o contrato foi vendido ao aluno sem esta configuração, você deve cadastrá-la no contrato, salvar, em seguida deve clicar no botão “Atualizar contratos vendidos” que fica no canto superior direito da tela, selecione a opção de tempo e quantidade de suspensão, assim o sistema vai atualizar essa opção para todos os alunos que já adquiriram este plano.

Se pretende oferecer suspensão apenas para um aluno, cobrando por isso ou não. Você pode criar um contrato de “Extensão de trancamento”. Este tipo de contrato serve exclusivamente para acrescentar a um contrato já existente um tempo e/ou quantidade de suspensão, sem alterar as outras informações.

✅ 2 - Como lançar uma suspensão

➡️ Entre no cadastro do aluno, aba de contrato > detalhe do contrato > aba suspensão.

Para identificar se será possível suspender o contrato do aluno, verifique se o aluno possui dias e vezes para suspensão:

▶️ Se não tiver quantidade ou vezes, volte na tela de Administrativo > Contratos para atualizar o contrato do aluno ou venda um contrato de extensão de trancamento.

Clique no + para adicionar a suspensão:

Há duas possibilidades de suspensão, a Determinada e a Indeterminada.

 Determinada: será informada a data de saída e volta do aluno. ❗️ Não é permitido selecionar um período maior que o permitido pelo contrato.

Indeterminado: habilitada esta opção, o contrato do aluno ficará suspenso até que seja informado manualmente que o aluno voltou. 🔒 Esta opção só funciona para usuários que tiverem permissão.

Selecione o tipo de suspensão e o motivo para suspender.

📌Se não habilitada a opção de “Consumir dias da suspensão”, o sistema não vai descontar esta suspensão do tempo programado do contrato do aluno.

Se o aluno voltar antes da data prevista, basta voltar nesta tela e clicar no cadeado na descrição da suspensão.

Dessa forma o sistema vai computar apenas o tempo que o aluno ficou suspenso.

🔎 Detalhes sobre suspensão

✔️ Aluno suspenso não tem acesso ao controle de acesso (Catraca);

✔️ O sistema desconsidera o vencimento do contrato do aluno até que o contrato saia da suspensão;

✔️ O aluno suspenso não entra nas regras de disparos automáticos quando a regra for sem presença e vencimento de contrato;

✔️ Os alunos que possuem contrato suspenso saem da contabilidade de alunos ativos;

✔️ Para planos recorrente mensal, o contrato ficará congelado até que volte da suspensão, após o período suspenso, o sistema voltará a realizar a renovação;

  • Se o aluno estiver matriculado na atividade, o sistema não permitirá lançar uma suspensão indeterminada, isso para não correr o risco de o aluno perder a vaga dele;

  • Se o aluno for matriculado na aula e suspender o contrato, o sistema vai computar como falta, isso para garantir que ele não perca a vaga dele;

  • Se o aluno tem um contrato com limite semanal, o sistema remove o aluno da aula;*

  • Se o contrato for por total de aulas, o sistema remove o aluno da atividade deixando estas atividades em aberto para que possam ser reprogramadas;*

*Estes itens só funcionam para a nova grade. 

Quer acompanhar as suspensões? Veja aqui!


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