A primeira coisa a se fazer quando o aluno é barrado na catraca é identificar o motivo pelo bloqueio.

➡️ Acesse Gerencial - Controle de entradas, essa tela te apresentará na data selecionada todos os acessos registrados no dia, verifique pelo nome do aluno o motivo acusado para o bloqueio.

Situações de bloqueio e resolução:

🛑 Cadastro não identificado.

❓ Neste caso o nome do aluno não aparecerá na lista do Gerencial - Controle de entradas, já que o sistema não o reconheceu.

❗️Isso pode acontecer quando a digital do aluno foi gravada em baixa qualidade, ou caso o aluno se confunda e coloque um dedo diferente do cadastrado no leitor.

✅ Se for o caso, confirme com o aluno o dedo cadastrado, teste novamente. Se continuar sem reconhecer, teste cadastrar outro dedo do aluno.

🛑 Cadastro duplicado.

❓ Geralmente neste caso o sistema vai apresentar uma mensagem de aluno inativo, mesmo o aluno estando ativo.

❗️Pode acontecer de seu aluno possuir outro cadastro em seu sistema e isso pode estar conflitando para liberar o acesso dele. Se a pessoa possui mais que um cadastro, seja como aluno ou como colaborador. 

✅ O indicado é excluir a biometria  e cadastrar novamente, porém utilizando outro dedo, já que a imagem do dedo fica atrelada ao id de cadastro da pessoa, então mesmo que o cadastro tenha sido excluído, a imagem fica registrada no banco de dados e vai conflitar.

🛑 Acesso não permitido para esta catraca.

❓Para este caso, a mensagem apresentada no relatório ➡️ Gerencial - Controle de entradas é de Acesso não permitido para esta catraca.

❗️ Isso acontece quando o contrato vendido ao aluno não foi configurado para sua unidade ou sua catraca. (Mesmo possuindo apenas uma unidade e uma única catraca, esta configuração se faz necessária caso o aluno tenha direito a acessar seu estabelecimento).

✅ Para corrigir acesse  ➡️ Administrativo > Contratos, selecione o plano do aluno, vá ao campo Acesso e selecione em Filiais a sua filial (mesmo sendo apenas uma) e no campo Controle de acesso selecione sua catraca. Ao final clique em salvar. Feche e reabra o controle de acesso. Isso atualizará as informações de acesso do aluno o liberando para acessar sua catraca.

⚠️Importante: se o contrato do aluno foi excluído da tela de ➡️ Administrativo > Contratos, não será possível realizar este procedimento, sendo necessário vender um novo plano para o aluno.

🛑 Outras opções de bloqueio.

Seu sistema possui alguns bloqueios programados como:

  • ⛔️ Inadimplência; 

  • ⛔️ Inativo;

  • ⛔️ Bloqueio para alunos que não aceitaram o contrato;

  • ⛔️ Acesso fora do horário permitido;

  • ⛔️ Sem exames ou com os exames vencidos (exame médico, nutricional, dermatológico e avaliação física).

❗️ Estes bloqueios são programados em  ➡️  Configurações > Controle de acesso > Bloqueios. E na tela de Gerencial - Controle de entradas, estes motivos são discriminados conforme o assunto. 

Como resolver: 

✅ Se o bloqueio for por motivo de “inadimplência”, o aluno só será liberado mediante pagamento ou renegociação do prazo de pagamento. (Veja como realizar a alteração do recebimento no artigo de saldo devedor. Clique aqui para ser direcionado).

✅ Se o bloqueio for por “Fora do horário do plano”, certifique-se se o aluno está dentro do horário da atividade dele. Bloqueio por horário pode ser também pelo horário do contrato, neste caso acesse ➡️ Administrativo > Contratos > Horário de contrato. Veja se o plano do aluno tem restrição de horário de acesso, neste caso ou se pode alterar o horário do contrato (o que afetará todos os alunos que possuem este plano), ou instruído o aluno para que retorne no horário programado.

⚠️Importante: o contrato não pode possuir as configurações de bloqueio por horário da atividade e por horário do contrato, se for o caso o aluno não conseguirá acessar em nenhum momento. Para corrigir mantenha apenas uma das opções de bloqueio por horário. Ou por hora da atividade ou por hora do contrato.

✅ Se o motivo do bloqueio for por “Aceite no contrato”, basta pedir para que o aluno ou pelo aplicativo, telas de autoatendimento (site e totem), marque a opção de Li e aceito, no contrato.

✅ Se o motivo for pelos “exames”, basta acessar a aba de cadastro do aluno e programar as datas que ele deve trazer os exames.

✅ Se a mensagem for de “Aluno bloqueado no cadastro”, quer dizer que alguém marcou manualmente a opção de bloqueio no cadastro do aluno. Acesse o cadastro do aluno e verifique as notificações e observações para entender o motivo do bloqueio. Para desbloquear clique na opção de 3 pontinhos no canto superior direito da tela de cadastro e selecione a opção “ Remover bloqueio manual”.

🛑 Bloqueio de suspensão

❓Neste caso o sistema apresenta a mensagem de contrato suspenso.

❗️ Se o aluno suspendeu seu plano, o sistema por padrão bloqueia seu acesso até que seja encerrada sua suspensão.

✅ Para liberar o aluno neste caso,➡️  acesse o cadastro do aluno > aba contrato > clique em detalhes do contrato suspenso > Suspensões > clique no cadeado para desbloquear o plano. 

🛑 Bloqueio por quantidade de acessos esgotadas

❓Existe uma configuração no contato chamada "Qtde. de entradas", caso o aluno tenha esgotado esse total de entrada, o aluno será barrado no controle de acesso.

❗️ Se o aluno esgotou o total de acessos previsto no plano, mesmo que o contrato esteja ativo ele não conseguirá acessar.

✅ Neste caso você deve remover os dias restantes do plano para que ele encerre e venda um novo plano para o aluno, assim ele terá novamente acesso.

▶️  Quer aprender a remover dias do contrato, clique aqui e veja o artigo detalhado. 

Encontrou sua resposta?