Como trocar o contrato de cliente?

Entenda como fazer e o que acontece no contrato.

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Escrito por Rachel
Atualizado há mais de uma semana

Tempo de leitura: 4min 26s


A troca de contrato não é incomum em muitos espaços e, para facilitar, descrevemos as características principais para cada tipo de contrato.

ATENÇÃO! A troca só acontecerá se:
- o contrato estiver habilitado para isso;
- o intervalo de faixa etária permitir.

Se tem dúvida sobre as configurações de contrato, consulte este artigo.


Neste artigo:


Onde:

Menu Clientes, perfil do cliente, aba de Contratos, "mais - trocar contrato".


  • cliente - contratos - consultar


Acesse o cadastro do cliente - aba contrato - detalhes do contrato - mais - trocar contrato:

  • escolha o novo contrato e atenção:

    • dependo da configuração do contrato novo, um alerta informativo sobre as condições da troca aparecerá na tela;

    • se o período de vigência dos 2 contratos for o mesmo, automaticamente o sistema mantém a data de início do contrato anterior. Para que o contrato novo tenha data de início atual, desabilite a opção "manter vigência original".

    • informe se é vinculado a algum convênio e data de início da vigência (se quiser);

    • clique em calcular diferença.


Entenda os itens calculados do contrato atual e do novo contrato:

  • CONTRATO ATUAL

    • valor do contrato: valor total do novo contrato;

    • valor utilizado: valor dos dias corridos da data de início do contrato até a data atual;

    • desconto do convênio: valor de desconto do convênio do contrato atual (se houver);

    • total de crédito: valor do contrato com desconto dos dias utilizado e desconto de convênio (se houver)

  • NOVO CONTRATO

    • valor do contrato: valor total do contrato novo;

    • valor abatido: considerando a data de início do anterior, o valor dos dias utilizados até a data da troca;

    • desconto convênio: valor em R$ de desconto do convênio se foi selecionado algum;

    •  débito a pagar: valor total do contrato que será trocado com desconto dos dias e desconto do convênio (se houver);

    •  valor total da troca: valor restante do cálculo (valor total do contrato atual - valor total do contrato a ser trocado).


IMPORTANTE! Se o cliente tiver saldo devedor de qualquer no plano atual, o saldo devido seguirá em aberto, independente da troca.


Se o valor total da troca for:

  • negativo: o sistema insere saldo devedor para pagamento posterior;

  • positivo: o sistema insere saldo credor

    • antes de confirmar a troca e se o saldo for positivo, você ainda pode escolher "converter saldo credor em dias adicionais", assim o sistema calcula o valor exato do dia do contrato novo e usa o saldo credor para "pagar" esses dias.


4. Como a troca acontece? Isso depende do tipo de contrato, entenda nos itens abaixo.

  • finaliza o contrato anterior e cancela sessões;

  • finaliza contrato anterior e:

    • se o novo contrato permitir:

      • número igual ou maior de matrículas, todas serão transferidas;

      • número menor de matrículas, pede que cancele as matrículas excedentes antes de transferir;

    • se o novo contrato não permite matrícula ou só permite outro tipo de matrícula, informa que as matrículas são diferentes e as remove.

  • se o novo contrato for:

    • família: transfere todos os dependentes;

    • outro contrato: transfere apenas o responsável/titular.

  • informa a necessidade de matricular e mostra atalho que leva para tela de atividades;

  • se o cliente:

    • tem cartão cadastro válido, vincula o cartão ao novo contrato;

    • não tem cartão ou o cartão está expirado, exibe uma mensagem informando que o cartão precisa ser cadastrado ou substituído e leva para tela cadastro de cartão. Tem dúvidas? Acesse a central de ajuda ou entre em contato com nosso time de atendimento pelo chat!


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