Como usar o "Contas a Receber"?

Entenda cada filtro da tela e encontre a informação da maneira mais fácil

Rachel avatar
Escrito por Rachel
Atualizado há mais de uma semana

⚠️Permissões obrigatórias:
Administrativo > Colaboradores > Permissões > Financeiro > Contas a Receber - Acesso: é possível apenas visualizar todas as contas programadas de acordo com a data de pesquisa;
Administrativo > Colaboradores > Permissões > Financeiro > Contas a Receber - Edição:  é possível visualizar e editar informações do pagamento ou lançar uma nova conta.

Agora, vá até Financeiro > Contas a Receber. Na tela de início, sem nenhum filtro, é possível visualizar todas as vendas realizadas, os títulos a receber e o total:

Nos entanto, se deseja buscar itens específicos, basta utilizar os filtros:

▶️ NATUREZA: são itens fixos, já descritos pelo sistema;
▶️ TIPO DE PAGADOR: identifica quem está te pagando;
▶️ CONTA BANCÁRIA: em qual conta bancária o título foi ou será recebido;
▶️ STATUS DA CONTA: identifica qual a situação desse título, se está em aberto, já foi recebido, se foi cancelado ou está como saldo devedor;
▶️ STATUS DO CLIENTE: busque títulos a receber de clientes ativos, inativos ou suspensos;
▶️ MAQUINA DE CARTÃO: cadastre sua máquina em Financeiro > Máquina de cartão;

▶️ FORMA DE PAGAMENTO é possível escolher quais deseja filtrar;
▶️ CATEGORIAS: indique a qual categoria essa conta pertence - lembrando que esse item é configurável em:

Ainda nessa tela, confira:

  • NSU - (número sequencial único) - identifica e conecta a venda ao CNPJ;

  • código de autorização - numeração da autorização da transação;

  • TId - transactionId - identificador da transação de e-commerce.


É possível ainda fazer busca inserindo as informações:

▶️ LANÇADO POR: insira o nome de um colaborador específico;
▶️ CHEQUE DE: busque por um aluno específico;
▶️ Nº CHEQUE/AUTORIZAÇÃO/Nº BOLETO: use este campo se tiver o nº do cheque, da autorização do cartão ou do boleto;
▶️ PAGADOR: este item busca qualquer tipo de pagador, seja aluno, colaborador, banco, fornecedor;
▶️ COM DESCRIÇÃO: busque se houve descrição inserida no momento do cadastro da conta;
▶️ COM VALOR: especifique um intervalo de valor.
​ 
E por último, buscar por datas ou períodos:

▶️ CANCELAMENTO: cancelamento do pagamento;
▶️ LANÇAMENTO: registro do recebimento no sistema;
▶️ VENCIMENTO: previsão de recebimento;
▶️ COMPETÊNCIA: mês a que o recebimento se refere;
▶️ RECEBIMENTO: confirmação de recebimento do título;
▶️ VENDA: realização efetiva da venda;
▶️ COBRANÇA DE RECORRÊNCIA: data ou período de cobrança do cartão.

⚠️Importante: use mais de um filtro para facilitar sua busca.

Parece complicado, mas não é! Se você quer saber agora, como dar baixa nas contas recebidas, clique aqui.

#filtrocotasareceber

#contasareceber

#recebimentoconta

Respondeu à sua pergunta?