Para realizar o teste de comunicação da catraca Actuar Serial, baixe e instale o link abaixo.

▶️  http://w12.com.br/Instaladores/TesteActuar_Saida.exe

▶️  Escolha a porta serial que utilizará no teste, o computador pode possuir mais que uma, neste caso será necessário testar todas as portas para identificar em qual está vinculada a comunicação da sua catraca.

 Após escolher a porta de comunicação, clique em Abrir Serial, verifique se a catraca está inicialmente liberada para os dois sentidos, este é o padrão da catraca.

Selecione o campo DTR, verifique se o braço da catraca fica travado para os dois sentidos, desmarque o campo DTR e verifique se o braço da catraca volta a ficar liberado. Em seguida selecione a opção RTS,  verifique se o LED da catraca acende e se apaga ao desmarcar a seleção do RTS. Se ao realizar estes procedimentos a catraca respondeu conforme mencionado, quer dizer que a porta está certa, caso negativo, selecione outra porta. 

 Outro teste que deve ser realizado. Quando giramos o braço da catraca, o sensor de giro acionará os campos DSR e CTS conforme o sentido do giro do braço, mudando a cor dos campos mencionados para indicar como selecionado. Para saber se está funcionando corretamente, gire o braço da catraca LENTAMENTE para um lado, deverá acionar um dos campos por primeiro e ao final do giro, deverá acionar o outro campo. 📍 Novamente gire o braço da catraca, LENTAMENTE para o sentido contrário, os campos DSR e CTS deverão ser acionados também, porém em ordem invertida. ☑️ Se isso acontecer, quer dizer que os sensores estão funcionando corretamente

✅ Se você testou todas as portas e identificou qual é a porta que está liberando a catraca, então é só chamar a equipe do EVO para combinar a ativação de sua catraca com o sistema. 

🚫 Caso nos testes realizados a catraca não funcionar corretamente em nenhuma das portas, verifique se os cabos estão bem conectados, muitas vezes uma folga no encaixe do cabo pode afetar na comunicação da catraca com seu computador. Outro ponto importante é se estiver utilizando um  adaptador USB Serial, verificar se os Drivers dele estão instalados corretamente.

Encontrou sua resposta?