Manual de instalação catraca Top Data Serial
Rachel avatar
Escrito por Rachel
Atualizado há mais de uma semana

Para conectar sua catraca TOP DATA com seu computador,  é necessário instalar o programa Gerenciador de Inners. (O programa Gerenciador de Inner é um programa da Top Data).

Ao executar o programa pode ser que seu Windows tente barrar o arquivo, neste caso, na mensagem que aparece clique em mais informações e em seguida clicar em executar mesmo assim.

➡️ No programa de instalação, clique em Ok e Avançar até concluir a instalação.

 Ao encerrar a instalação, você verá na área de trabalho de seu computador o logo programa Gerenciador de Inner

Para abrir o programa, execute-o como ADMINISTRADOR, clicando no logotipo com botão direito do mouse e selecionando a opção “Executar como administrador”. 

➡️ Ao abrir o programa, clique em Incluir um Inner:

☑️ Nessa tela que abriu, você deve escolher o tipo de equipamento, selecione o item Catraca que fica no final da lista, em seguida clique em Avançar

☑️ Na tela seguinte, selecione a opção Padrão Livre e clique em Avançar novamente;

 

☑️ Agora selecione o tipo de comunicação da catraca, nesse caso utilizaremos para a Catraca Serial a opção Cabo, em seguida clique em Avançar;

▶️ Na opção seguinte definimos o número de Inner da catraca, esse número servirá para identificá-la, então nossa sugestão é que seja 1, na mesma tela dê um nome para a catraca, 📍exemplo: catraca da direita, ou catraca recepção. 📌 Se possuir mais que uma catraca, repita o procedimento de incluir Inner para incluir a segunda catraca e nessa segunda, numere como Inner 2 e também nomeie a catraca, 📍exemplo: catraca da esquerda, ou catraca porta da frente. 

 

▶️ Por fim, ao clicar em Avançar, a tela mostrará todas as opções que escolhemos, ✅ clique em Concluir para inserir a catraca que configuramos no sistema dela.

 

Teste de comunicação

🔎 Para saber se a catraca já está se comunicando com o computador, realize o teste de comunicação clicando duas vezes no desenho da catraca.

▶️  Abrirá na tela os dados da catraca, clique em "Enviar". 

Abrirá uma outra janela de comunicação, clique novamente em Enviar, para começar o teste de comunicação. (Na área em amarelo aparecerá o status da catraca).

 Iniciando o teste aparecerá uma mensagem de "Aguardando conexão".

❗️ Nessa etapa podemos ter dois status:

✔️ "Enviado OK" em azul: isso quer dizer que o teste foi bem sucedido e que você já pode acionar a equipe EVO para programar a ativação da catraca com o sistema. 

 

⛔️"Inner não Responde" em vermelho: isso significa que há algum problema de comunicação entre a catraca e seu computador.  

🚫 No caso de erro de comunicação, ✅ certifique-se que o cabo da catraca está conectado corretamente no computador e ✅se está devidamente ligada na energia. Caso estas opções já tenha sido verificada e estão ok, chegou o momento de Resetar sua Top Data para que ela receba a configuração e possa se comunicar com seu computador.

Veja abaixo o procedimento padrão para resetar sua Top Data Serial.

✔️Ligue a catraca na tomada segurando o botão 🆗

✔️Em seguida vai aparecer algumas opções para configurar no visor da sua catraca

✔️Idioma: português

✔️Apagar memória: confirma (⚠️essa opção não apaga as digitais,apaga apenas as configurações)

✔️Número do Inner: 01 (se houver mais que uma catraca, verifique o nome configurado no programa antes de confirmar esse dado)

✔️Tipo de comunicação: cabo

✔️Velocidade: se souber indique a velocidade correta, geralmente é entre 6-9.  Se no teste anterior o valor estava esse, teste mudar para outra velocidade.

✔️ Padrão de catraca: selecione o modelo da catraca, caso não souber coloque Revolution.

✔️Urna: confirma

✔️Caso apareça a opção de Buffer ou Segue: deixar Segue

✔️ Biométrico: se possui biometria na catraca “interna”, coloque sim, se o leitor é “externo”, ou seja pode estar embutido na catraca ou fora porém possui um cabo USB do leitor saindo da catraca para o computador, então coloque não.

 ✔️Configuração local: 🆗

Feito o procedimento acima, repita o processo de teste de comunicação da sua Top Data. 

 

Pronto! Agora é só solicitar a Ativação do seu controle de acesso!

Respondeu à sua pergunta?