Formas de pagamento no processo de vendas

Veja como lançar o pagamento de uma venda

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Escrito por Rachel
Atualizado há mais de uma semana

Após encerrar indicar os itens vendidos ao cliente, você deve indicar qual a forma de pagamento adotada. Lembrando que cada estabelecimento possui suas regras de como este recebimento pode ser lançado. Seu EVO te possibilita utilizar todas as formas de pagamento na mesma venda, então se atente aos seus procedimentos internos para realizar a cobrança. 

⚙️ As formas de pagamento abaixo vão aparecer de acordo com a configuração realizada pelo gestor. 

⚠️ Importante : as formas disponíveis hoje para pagamento são as descriminadas neste artigo, não sendo possível inserir outras formas.  No Caso de débito em conta, hoje é um processo agendado com o banco, por isso não há nesta tela uma opção de débito em conta.  

Veja como lançar cada forma disponível.

Insira o valor recebido em dinheiro e clique em adicionar para salvar e em finalizar a venda para concluir a venda.

➡ ✏️ Selecione qual o boleto deve ser emitido para esta venda;
➡ ✏️ Indique a data de vencimento do boleto;
➡ ✏️ Informe o valor do boleto;

Diferente do cartão, o boleto você deve indicar o valor da parcela, clique em adicionar para salvar esta parcela, se houver necessidade de lançar mais parcelas, confirmar se a data de vencimento está correta, o valor e clicar em adicionar novamente, repita até adicionar o total de parcelas desejados.

Se seu estabelecimento possui integração com boleto, eles ficarão disponível para emissão após 24h do lançamento e poderão ser impressos através da tela de Financeiro ➡️  Emissão de boletos. (Para esta opção é necessário que o usuário tenha permissão de acesso). 

Se não possuir integração com boleto, esta tela servirá apenas como um registro de forma de pagamento adotada na venda.

➡ ✏️ Indique o titular do cheque, mesmo que o titular não seja o cliente que está realizando a compra;
➡ ✏️ Selecione o banco emissor do cheque;
➡ ✏️ Informe a agência do banco do cheque;
➡ ✏️ Informe a conta do cheque;
➡ ✏️Indique o valor da folha do cheque;
➡ ✏️ Cadastre a data de vencimento do cheque; (O famoso “Bom para”);

Clique em adicionar para salvar os dados do cheque, se for um parcelamento em cheque repita o processo se certificando que os campos estão preenchidos de acordo com o que está na folha de cheque. 

Esta aba só aparece se o cliente possuir um saldo credor.

Se seu cliente possui algum crédito, seja de uma transferência de outro cliente, ou de uma venda que ele deixou propositalmente um valor a mais, é possível utilizar este valor na venda.

Selecione esta aba, e indique o valor

Importante, o crédito não precisa ser utilizado todo em uma só venda, ou seja, é possível utilizar apenas parte do crédito para abater a venda.

Também é possível quitar a venda pagando uma parte com crédito e o restante com qualquer outra forma de pagamento.

Importante: para cadastramento de qualquer cartão, o e-mail e CPF do cliente precisam estar preenchidos e válidos.

💳 Cartão de Crédito:

⚜️ Se você possui a integração com a Cappta, ou seja, se possui uma maquininha da Stone integrada ao seu EVO, você deve selecionar o campo de Transação Cappta e seguir a sequência abaixo:

➡ ✏️ Selecionar a bandeira do cartão do cliente;
➡ ✏️ Indicar o valor que será passado no cartão;
➡ ✏️ Indicar em quantas vezes o valor será parcelado;
➡ ✏️ Clique em adicionar para ativar a maquininha de cartão;
➡ ✏️ Coloque o cartão do cliente e aguarde o pedido de senha;

⚜️ Outra opção é a de “Transação online”, que vai pegar os dados do cartão já salvo para fazer a cobrança (Se ainda não possui o cartão cadastrado, clique aqui e veja como cadastrar), igualmente em um site de vendas, ou seja, ⚠️ se selecionada esta opção, você não deve passar o cartão do cliente na maquininha, pois o sistema cobrará automaticamente. Neste caso preencha os campos:

➡ ✏️ Selecione o cartão salvo do cliente;
➡ ✏️ Indicar o valor que será passado no cartão;
➡ ✏️ Indicar em quantas vezes o valor será parcelado; 

 Por fim, clique em adicionar. Quando encerrar a venda o sistema vai se comunicar com o cartão e vai informar se a transação foi aprovada ou não.

 ❗️ Se o contrato for de débito recorrente, no ato da venda aparecerá apenas a primeira parcela para ser recebida, as demais o sistema programará automaticamente. Então fique atento ao valor informado no canto direito da tela para indicar o valor a ser pago, pois se inserir um valor superior ao apresentado na venda, o sistema entenderá como um saldo credor e deixará este valor como crédito para o cliente.

⚜️ Caso não tenha Cappta ou Débito recorrente, ou para esta venda específica vai realizar a cobrança utilizando uma outra maquininha de cartão, basta inserir os dados:

➡ ✏️ Bandeira do cartão;
➡ ✏️ Valor passado;
➡ ✏️ Indique em quantas vezes o valor será parcelado;
➡ ✏️ Insira o número de autorização que sai impresso no comprovante da maquininha;
➡ ✏️ Se possuir mais que uma maquininha, selecione em qual maquininha foi realizada a cobrança; *Item opcional para quem possui mais que uma maquininha de adquirentes diferentes. 

Clique em Adicionar para gravar os dados e clique em finalizar para encerrar a venda.

💳 Cartão de Débito

⚜️ A opção de débito também possui integração com a Cappta, se possui essa integração selecione-a e preencha os campos:

➡ ✏️ Bandeira do cartão;
➡ ✏️ Valor que será cobrado;

Ao clicar em adicionar o sistema vai ativar a maquininha da Stone para que insira o cartão do cliente e peça a senha. 

⚜️ Se não possuir esta integração, passe o cartão do cliente na maquininha e indique nesta tela:

➡ ✏️ Bandeira do cartão do cliente;
➡ ✏️ Valor pago;
➡ ✏️ Insira o número de autorização que sai impresso no comprovante da maquininha;
➡ ✏️Indique em qual maquininha foi realizada a cobrança. *Item opcional para quem possui mais que uma maquininha de adquirentes diferentes. 

Clique em adicionar e finalizar para encerrar a venda.

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