O que é uma nota fiscal?

Uma nota fiscal é um comprovante de que seu estabelecimento realizou uma venda ou prestou algum serviço.

Esse comprovante é fundamental tanto para o cliente quanto para a sua empresa.

👉 Para o seu cliente, ele usará a Nota Fiscal para ter um registro da compra/serviço que recebeu. Poderá escriturar nos seus registros financeiros e obter créditos fiscais.

👉 Já para sua empresa, ela servirá como um registro da receita obtida e é essencial para apuração dos impostos decorrentes desta venda.

▶️  A emissão da Nota Fiscal é obrigatória segunda a legislação brasileira. Ela deve ocorrer sempre no momento da efetivação da operação, seja essa operação a venda de um produto ou uma prestação de serviços. (Lei 8.846/94 – Artigo 1º)

 

Por que emitir notas fiscais?

Emitir notas fiscais é a prova de que sua empresa paga os tributos devidos ao governo da forma correta, o que gera confiança para os fornecedores e clientes do seu negócio.

Além disso, as notas fiscais são a base de toda a contabilidade da empresa, sendo essenciais para mantê-la em dia. 

 Qual tipo de nota fiscal é emitida na integração com o EVO?

NFS-e (Nota Fiscal de Serviços Eletrônica): A NFS-e é utilizada para documentar serviços e está ligada à cobrança de ISS (Imposto sobre Serviços). Algumas de suas características são:

  • ☑️ O cancelamento poderá ser feito em até cinco dias após a emissão;

  • ☑️ O prazo de arquivamento é de cinco anos, após a emissão;

  • ☑️ A emissão poderá ser feita após a finalização do serviço;

  • ☑️ A nota deverá ser de apenas um tipo de serviço.

O que é nota fiscal eletrônica?

As notas fiscais eletrônicas (NF-e) é a nota fiscal em formato eletrônico. Ela substitui a nota fiscal física impressa em papel. Todos os dados referentes a operação, como emissor e destinatário, impostos e produtos são transmitidas para a Secretaria da Fazenda e autorizadas para sua emissão.

O que é arquivo XML?

O arquivo XML é a versão digital da nota fiscal e obedece a um padrão nacional de escrituração fiscal. Normalmente, após a emissão e a validação da NFe, o emissor disponibiliza em seu site ou envia para o e-mail do comprador a nota fiscal nos formatos PDF e XML.

🤓 O arquivo XML é gerado a partir da emissão da NFe e cumpre também o papel de comprovar a propriedade sobre o bem ou serviço adquirido; é por meio dele que o Governo pode verificar os detalhes sobre as transações realizadas.

Entender esses conceitos e aplicá-los é fundamental para manter seu negócio de acordo com o que prescreve a lei e manter sua gestão eficiente.

Instituída em outubro de 2005, em todo o território brasileiro, a NFe em formato XML tornou o processo de emissão de notas fiscais mais rápido e menos burocrático para os departamentos fiscais das empresas.

Atenção! Com a implantação da Nota em XML o emitente e o destinatário da Nota deverão guardar o Arquivo XML da NFe pelo prazo 5 anos, para apresentação ao fisco. 

           ↪️ Então, a NFe fica armazenada eletronicamente, em formato XML, e sua validade é garantida por meio de assinatura digital.

📌 Entre as vantagens do sistema estão a redução de custos de impressão de documentos fiscais, melhoria no gerenciamento de notas emitidas e o incentivo do comércio eletrônico e de novas tecnologias.

Confira, a seguir, os campos e as informações presentes no arquivo XML:

  • ☑️ Dados da NFe: número, modelo e série da nota fiscal, além de datas de emissão, saída/entrada e valor total;

  • ☑️ Dados do emitente e do destinatário: como o EVO só vai emitir notas fiscais para pessoa física, é informado o nome completo e CPF;

  • ☑️ Dados dos serviços ou contratos: informando a descrição dos itens, quantidades e valores;

  • ☑️ Informações adicionais: com informações complementares de acordo com interesses do contribuinte.

Por que precisa de um certificado digital?

Isso ocorre também com as informações eletrônicas. Para atestar que foi a sua empresa que emitiu e concorda com os dados é preciso assinar.

📌 A forma escolhida pelo governo brasileiro para isso é a utilização do Certificado Digital. Desde a introdução do SPED e da Nota Fiscal eletrônica é exigida a comprovação por esse instrumento.

Existem atualmente o modelo A1, que é o certificado em arquivo para computador, e os modelos A3, onde esse arquivo é colocado em uma mídia física, como um cartão ou pen drive.

🔎 Antes de adquirir um certificado você precisa verificar se o sistema para emissão de notas que você utiliza aceita tanto o A1 como o A3. Mas o sistema EVO utiliza somente o A1 nos formatos .pfx ou .p12. Não é possível realizar essa integração com o certificado A3, uma vez que este necessita de uma mídia (token ou cartão) e não pode ser instalado diretamente no servidor que fará os envios. Envie seu certificado para nosso suporte juntamente com a senha para que seja atualizado ou inserido em seu cadastro para que possa realizar a emissão de NF pelo seu EVO.

▶️  Caso ainda não tenha, ou se houver necessidade de renovar seu certificado, entre em contato com seu contador. 

 

Qual a importância do contador nesse processo?

O contador do seu negócio deve estar ciente de todos os dados gerados nos processos de compra, venda e prestação de serviços. Portanto, para orientar o empreendedor e cuidar da emissão das notas fiscais do seu negócio, é extremamente importante contar com uma assessoria contábil.

▶️  Para saber o que é preciso, como configurar e gerar nota fiscal pelo EVO clique aqui.

#notafiscal

#emissaodenota

#notafiscaleletronica

Encontrou sua resposta?