Trilha "Coordenador de vendas"

Iniciando as atividades

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Escrito por Rachel
Atualizado há mais de uma semana

Veremos nessa trilha o dia a dia de um coordenador de vendas, quais são as telas importantes serem analisadas com frequência e rotinas saudáveis para o negócio.

⚠️ Importante: as telas mencionadas nesse artigo são sugestões, ou seja, verifique se possui permissão de acesso a elas, caso contrário, contate o administrador do seu estabelecimento.

📌 Já que o primeiro assunto será VENDAS, vale ressaltar a importância de manter um padrão de fundo de troco para a equipe. 

          📎O Fundo de Caixa ou fundo de troco é uma pequena quantidade de dinheiro que é cedida a cada operador de caixa para abertura. ... O valor do fundo de caixa é devolvido posteriormente durante as sangrias que são feitas pelos fiscais de caixa ao longo do dia e também no fechamento de caixa. Com esse valor padrão, ficará mais fácil a rotina de fechamento de caixa. 📎
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↪️ Ainda nesse gancho, é importante que cada vendedor tenha seu próprio caixa para controle dos recebimentos. Isso tanto para usuário no EVO quanto o espaço físico onde colocará os comprovantes de recebimentos e dinheiro, caso contrário será difícil identificar erros de lançamento. 

Uma das rotinas do coordenador é acompanhar de perto os lançamentos diários da equipe. É no momento do fechamento de caixa que seria o mais indicado.
Além de conferir se os pagamentos foram lançados corretamente, é neste momento que se deve analisar:

     ✅ Se os dados do aluno foram registrados corretamente;
     ✅ Se o plano é o correto;
     ✅ Se a data de início do está certa;
     ✅ Se a vigência está correta;
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✅  Se o aluno foi incluído nas atividades corretas;

➡️  Veja como funciona o Caixa de vendas do seu EVO nos artigos a seguir:
          ☑️ Financeiro - Caixa - Vendas
          ☑️ Financeiro - Caixa - Recebimentos
          ☑️ Financeiro - Caixa - Fechamento de caixa
          👉 Financeiro - Caixa - Sangria  👇

          📎 Sangria é uma forma de remover valores do caixa de vendas, geralmente deixando apenas o fundo de troco, assim aumentando a segurança do seu balcão de atendimento.📎 

Saldo devedor

Já que estamos falando sobre vendas, receber as pendências também é de extrema importância, levante quais são os alunos inadimplentes, como receber o saldo devedor, como editar um saldo devedor e até mesmo, como excluir uma dívida. Abrir um artigo detalhado.

Vendas

Saber o que foi vendido e quanto foi vendido é um acompanhamento indispensável para entender o desempenho da equipe. Abrir um relatório detalhado. 

CRM - Oportunidades

Após o acompanhamento da venda, é momento de analisar os cadastros de oportunidades, pois é através desse cadastro que terá um apoio na meta do mês. Abrir um artigo detalhado.

Cancelamentos

Saber quem está cancelando e levantar os motivos é tão importante quanto realizar novas vendas, pois só assim seu estabelecimento conseguirá crescer de fato. Eduque sua equipe em descrever os motivos reais pelo cancelamento, assim ficará mais fácil entender o que deverá ser feito para estancar os cancelamentos. Abrir um artigo detalhado.

Renovação/ Rematrícula

Em paralelo a esses acompanhamentos, você deve realizar o acompanhamento dos contratos que estão vencendo ❌os contratos que estão sendo renovados. Abrir um artigo detalhado.

Churn

Juntando esses dois assuntos, Cancelamento e Não Renovados são um parâmetro para analise do seu Churn

          📎Churn é uma métrica que indica o quanto sua empresa perdeu de receita ou clientes. Para calcular o churn basta dividir a quantidade de clientes que perdeu até o final do período pelo total de clientes que iniciaram. (Entende-se como perdeu, os clientes que não renovaram o plano e os que cancelaram). Exemplo: se você perdeu 10 clientes de 100 = 10% de churn rate.📎

O EVO te apresenta uma tela de analise de novos clientes, renovações ❌ cancelamentos e não renovados. Este relatório te mostra em quantidade e em valores para que possa entender o crescimento real do seu negócio. Abrir um artigo detalhado. 

Filtro de Oportunidades

Para dar uma ajuda a sua equipe para bater a meta, utilize o CRM > Filtro de Oportunidades para programar tarefas para os visitantes com potencial de fechamento. Abrir um artigo detalhado.

Agora vamos entrar na fase de acompanhamento.

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