Configurar, gerar e gerenciar comissões

Comissione os seus colaboradores da forma que fizer sentido para o seu negócio e gerencie as comissões com precisão

Rachel avatar
Escrito por Rachel
Atualizado há mais de uma semana

No EVO, é possível comissionar colaboradores por vendas de produtos, serviços ou contratos, sendo estas facilmente gerenciadas na tela Gerencial - Comissões. Aprenda neste artigo como habilitar as comissões e gerenciá-las.

Configurando as comissões

Para poder gerar as comissões para colaboradores, é necessário configurá-las corretamente.

Habilitar comissões

Primeiro de tudo, vá até Configurações - Inicial - aba Venda e marque as opções de comissionamento que fizerem sentido para o seu negócio.

Lembre-se que clicar em Salvar ao fim da página para aplicar a configuração.

Comissão por venda de contrato

Caso você deseje oferecer comissão pela venda de um contrato e outra comissão ao profissional que vai atender o aluno nas atividades vinculadas ao contrato vendido, vá até Administrativo - Contratos, aba Comissões.

Preencha nos campos o valor de comissão — pode ser o valor em moeda ou em porcentagem —, sendo que o cálculo é relativo ao valor da nova venda ou da renovação.

Comissão por venda de serviço

Caso você deseje oferecer comissão ao vendedor/consultor pela venda de um serviço, vá até Administrativo - Serviços, aba Dados. Mais para baixo você verá a seção Comissão de Venda, onde você poderá definir a comissão em valor ou porcentagem.

Comissão por venda de produto

Caso você deseje oferecer comissão ao vendedor/consultor pela venda de um produto, vá até Administrativo - Produtos, aba Dados. Você verá as opções de comissão logo abaixo dos campos de preço, onde você poderá definir a comissão em valor ou porcentagem.

Gerando comissões

Uma vez configuradas as comissões, acesse Gerencial - Comissões e clique em Gerar Comissão no canto direito superior da página.

Ao clicar, uma janela lateral abrirá e você deverá preencher as informações referentes à comissão a ser gerada:

  1. Período a ser calculado a soma de comissões: hoje, esta semana, semana passada, este mês, mês passado ou período personalizado, clique em APLICAR;

  2. Colaborador: busque para quem quer gerar a comissão e clique em CALCULAR;

  3. Soma das Comissões: marque qual comissão quer pagar, confira o valor total e clique em GERAR PAGAMENTO.​

Uma nova tela abrirá, pedindo os dados para pagamento:

  • Descrição: escreva o que fica mais fácil de você entender depois;

  • Centro de Custo: encontre a melhor opção entre as configuradas anteriormente;

  • Forma de Pagamento: escolha de que maneira quer pagar esse valor;

  • Conta Bancária: de qual conta esse valor será debitado;

  • Vencimento: no calendário, escolha o melhor dia para o pagamento.

Clique em CONFIRMAR para agendar o pagamento da comissão.

Verificando o pagamento da comissão

Para verificar se o pagamento está realmente agendado ou foi feito, vá até Financeiro - Contas a Pagar, escolha o nome do colaborador em Favorecido ou qualquer outro filtro que achar necessário e poderá ver o pagamento e seus detalhes:

Gerenciando as comissões

Acesse Gerencial - Comissões e você terá um relatório das comissões geradas em duas abas:

  • Competência: mostra os itens vendidos e a comissão integral de cada um, ou seja, se o aluno comprou um plano que dava direito a comissão, independente da forma de pagamento do cliente, o comissionado vai receber o valor integral da comissão. As caixas totalizadoras ao topo da página trazem informações rápidas de acordo com os filtros selecionados.

  • Caixa: o sistema mostra o valor da comissão parcelado de acordo com o parcelamento realizado na venda. Ainda dá a opção de consultar pela data de vencimento dos pagamentos, pela data de recebimento (para casos em que a comissão só é paga quando o pagamento foi compensado) ou data de cobrança. As caixas totalizadoras ao topo da página trazem informações rápidas de acordo com os filtros selecionados.

Utilize os filtros para tornar seu relatório mais preciso com o que busca. Há o filtro de Período, em que você escolhe entre "semana passada", "mês passado" ou um período personalizado. E há os demais filtros pertinentes ao detalhes do comissionamento:

Por fim, gerado o relatório, clique no ícone de download à direita do relatório para salvar os resultados em formato de planilha do excel.

É também possível configurar comissões por cargo do colaborador, aprenda aqui como.

Respondeu à sua pergunta?