Todas as coleções
12. Controle Financeiro
Controle de Caixa
Como usar a tela de movimentação do caixa?
Como usar a tela de movimentação do caixa?

Conheça as funcionalidades da tela e tenha mais controle financeiro

Rachel avatar
Escrito por Rachel
Atualizado há mais de uma semana

A tela da caixa está completa, tudo o que você precisa acessando de um único lugar. Vá para FINANCEIRO > CAIXA para ver todas as opções:

VISUALIZAÇÕES

Vamos começar te mostrando como é a tela. As caixas coloridas mostram o TOTAL de tudo o que é definido nos filtros, por exemplo: se o filtro COLABORADOR for definido como TODOS, mostrará a soma das caixas de todos. Vai ficar mais fácil com a explicação detalhada!

FILTROS

Para tornar sua consulta mais eficiente, você pode filtrar por:

Data: hoje, ontem, esta semana, semana passada, mês, mês anterior ou mesmo escolher um período personalizado;

Caixa: aberto, fechado ou ambos;

Colaborador: escolha de quem quer ver o caixa - precisa de permissão.

+ FILTRO

Formas de pagamento: escolha visualizar o boleto, cartão de crédito/débito, cheque, dinheiro ou saldo credor;

Adquirentes: escolha um ou mais, de acordo com as que usa;

Status: filtre por abertura, cobrança, retirada, excluído, pagamento, recebimento retroativo ou saldo devedor;

Data de Lançamento: filtre pela data que a venda foi lançada.

Para verificação dos CAIXAS INDIVIDUAIS, faça o filtro da consulta e aguarde o resultado. Clicando na "setinha", o card abre detalhando os dados:

FUNÇÕES

Todo colaborador tem seu próprio caixa, na primeira venda do dia de cada um, o sistema pergunta se deseja abrir o caixa e quanto, em dinheiro, tem em mãos para trocar - é possível ABRIR o caixa sem a necessidade de fazer uma venda:

Para FECHAR a caixa no final do turno, clique em FECHAR CAIXA:

Confirme seu email, senha e pronto!

Clicando em detalhes a tela trará um resumo dos lançamentos do dia:

Importante: o caixa não fechado até as 23:59 minutos a partir do horário de abertura serão fechadas automaticamente.

PAGAMENTOS E RETIRADAS

Existe a possibilidade de efetuar pagamentos a partir da tela de caixa através das 2 opções, pagamentos e retiradas, localizadas no lado direito de cada caixa. Veja:

PAGAMENTOS são gastos em DINHEIRO feitos na caixa com um determinado destino, ou seja, uma pessoa ou empresa e um centro de custo serão atribuídos para esse pagamento.

RETIRADAS são excedentes de dinheiro que não podem estar na recepção por motivos de segurança e esse dinheiro é retirado para um guardar em outro local. O que essa função faz é INFORMAR EVO qual é o destino desse valor:

EXCLUIR VENDA

É possível excluir uma venda da tela de checkout, desde que o colaborador tenha a permissão "permitir excluir venda" em ADMINISTRATIVO > COLABORADORES. Passe o mouse sobre a linha do registro que deseja excluir e a opção será mostrada, veja abaixo:

IMPRESSÃO DE RELATÓRIOS - o que mostra?

  • por data de abertura:

    • informações do cliente - ID e nome;

    • informações de pagamento, forma de pagamento, data da cobrança, bandeira do cartão (se houver);

    • informações da venda - data, status, ID, descrição, valor;

    • detalhamento dos recebimentos por forma de pagamento.

    • no final do relatório, um quadro de total geral e detalhamento dos cartões.

Imprima ou exporte RELATÓRIO com TODAS os caixas que estão na tela usando os botões da impressora e os botões de seta.

Exibição de relatório para impressão em tela:

Imprima ou exporte RELATÓRIO INDIVIDUAL DO COLABORADOR:

Imprima para fornecer ao cliente a NOTA FISCAL (caso esteja integrada) e o RECIBO:

OUTROS TÓPICOS IMPORTANTES

PERMISSÕES:

Importante: lembre-se de que é preciso ter permissão para visualizar ou alterar essa tela: ADMINISTRATIVO> COLABORADORES / COLABORADORES> AUTORIZAÇÕES> FINANCEIRO

• Caixa - acesso: mostra as vendas realizadas e os métodos de cobrança - auxílio ao fechamento da caixa (apenas as informações do funcionário logado);

• Colaborador: fechar a caixa: para que a caixa possa ser fechada no final do turno pelo usuário. Outros usuários que têm essa permissão + a permissão "ver caixa de todos os funcionários" poderão fechar o caixa de outros operadores.

• Colaborador: Efetuar saque em dinheiro: para que este operador esteja autorizado a efetuar saque em excesso de DINHEIRO da caixa e a não efetuar um pagamento em conta para alguém. Por exemplo: quando eles precisam tirar dinheiro da caixa e levá-lo a um cofre. Esta opção NÃO É UM PAGAMENTO ou NÃO É REFLETIDA nas contas a pagar.

• Colaborador: efetue pagamentos no caixa: para que este operador esteja autorizado a efetuar pagamentos de contas com um determinado destino, por exemplo, uma conta de energia ou um pagamento a um instrutor. O pagamento é refletido no módulo CONTAS A PAGAR.

• Colaborador: efetue pagamentos no caixa: para que este operador esteja autorizado a efetuar pagamentos de contas com um determinado destino, por exemplo, uma conta de energia ou um pagamento a um instrutor. O pagamento é refletido no módulo CONTAS A PAGAR.

• Colaborador: Emita faturas da caixa registradora: para que este operador esteja autorizado a emitir faturas fiscais da caixa registradora, após a conclusão da venda. (disponibilidade regional - consulte o suporte)

• Colaborador: caixa oculta (não mostra dados): para centros que não permitem que os operadores visualizem ou listem toda a renda gerada. Uma vez que esta opção é ativada, o operador ABRE a caixa no início do turno e no final do turno, FECHA, registrando manualmente toda a receita (de cada método de coleta em mãos) e as despesas para verificação posterior por um supervisor. ATENÇÃO: isso não é uma permissão e é um BLOQUEIO de visualização de dados.

• Supervisor: caixa de seleção de outros usuários: complementar à opção acima (BOX HIDDEN) permite que o usuário faça uma verificação comparativa entre o que foi registrado manualmente por um operador (que está no modo de caixa oculta) e o que foi carregado no EVO do balcão.

Lembre-se: o sistema solicitará que indique o valor de abertura de caixa diariamente.

#aberturacaixa

#fechamentocaixa

#caixa


 

Respondeu à sua pergunta?