Caso necessite você precisa gerar um relatório com dados do aluno, além de realizar ações em massa com essa listagem, a tela de CRM - Filtro de clientes vai te auxiliar com isso.
Permissão necessária
Para ter acesso à tela onde você poderá gerar relatórios sobre os clientes com filtros específicos, acesse Administrativo - Permissões, vá até a seção CRM e marque a permissão Clientes - filtrar:
Aplicando os filtros
A tela CRM - Filtro de clientes dispõe de diversos filtros para que você gere seu relatório. Segue o detalhamento de cada um deles.
Informações do cliente
Selecione que tipo de cliente gostaria de realizar a pesquisa. São as informações básicas e qualquer um dos filtros desse campo validam a condição do cliente no momento da consulta. Ou seja, se habilitado a opção de ativo, o sistema vai considerar que o aluno está ativo (que tenha um plano) no momento, se inativo, inativo no momento.
Informações do contrato
Depois de definir a situação atual do aluno, você pode também informar alguma característica do plano do aluno, por exemplo se o aluno adquiriu algum plano dentro de um período, se teve algum plano que encerrou dentro de um período específico, etc.
Se selecionar o status de aluno como inativo e selecionar a opção de vencimento de contrato, o sistema considerará que o aluno está inativo e possui um contrato que encerrou dentro do período informado, isso não significa que o plano que encerrou neste período foi o último do aluno. Nesta regra o sistema não lhe apresentará alunos que ficaram inativos dentro de um período.
Importante: Os contratos ativos considerados são os ativos da unidade, mesmo que o cliente esteja cadastro em outra.
Por exemplo, caso o aluno tenha cadastro na filial A, mas o contrato que ele tem ativo seja da filial B, ele será contabilizado nos indicadores de clientes ativos da filial B por ter o contrato de lá.
Responsáveis
Filtre do perfil do cliente de acordo com o profissional/consultor responsável por ele.
Por exemplo, para gerar uma lista com todos os alunos da carteira do consultor José para realizar alguma ação. Por exemplo: quer enviar e-mail ou SMS para todos os alunos da carteira do professor José para avisar que ele se ausentará por 15 dias.
FITI
Filtra pelos clientes que já acessaram ou não o aplicativo.
Demais filtros
Os demais filtros podem te auxiliar ainda mais na identificação do perfil do aluno que deseja contatar ou gerar uma listagem.
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Clientes já filtrados, o que posso fazer?
Depois de definir o perfil de cliente que busca, você poderá realizar as seguintes ações disponíveis ao fim da página:
Visualizar ou Imprimir
Ambas as opções geram listas de clientes que atendem aos filtros feitos e que trabalham em conjunto com a opção “Relatórios” presente logo acima. Esta opção lhe permitirá definir quais informações deseja visualizar do aluno e se deseja agrupar os cadastros agrupados por consultor, professor ou por idade.
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Enviar e-mail
Nesta opção, o sistema abre uma tela onde é possível informar o assunto, um endereço para receber uma cópia (opcional) e o espaço para escrever o texto.
Se você já tem uma imagem/arte pronta, selecione o botão de “Insert/Edit image”:
E para que possa identificar o aluno no envio — personalizando a mensagem com o nome, por exemplo —, basta copiar as Tags que ficam disponíveis na parte inferior esquerda da tela.
Enviar SMS
Nesta opção, o sistema apresentará a tela de edição da mensagem a ser enviada.
Para enviar o SMS, certifique-se que possui um pacote ativo, para saber, basta acessar Gerencial ️- Log SMS - Histórico de compra de crédito. Caso não tenha um pacote ou necessite de mais, basta solicitar seguindo as instruções deste artigo.
Programar ligação
Nesta opção, você programa um contato para o responsável pelo aluno e se quiser, ainda pode colocar o que precisa ser conversado. Na data agendada, as ligações aparecerão em CRM - Ligações a fazer e também na tela de Relacionamento do cadastro do cliente.
RD Station
Caso você utilize o RD Station integrado ao EVO, esta opção te dará opções de tags para serem utilizadas no programa, além da listagem a ser exportada.
Enviar Push
É o envio de avisos diretamente no celular do cliente via aplicativo, como uma notificação.
Histórico
Esta opção se trata de histórico de pesquisas feitas nesta tela de CRM - Clientes, de modo que você possa conferi-las e repeti-las se necessário.