Tanto Google Analytics (GA) e o Google Tag Manager (GTM) podem ser usadas com o EVO.
Google Analytics (GA)
O Google Analytics é a ferramenta oficial de monitoramento do Google, que tem a função de coletar dados em sites. Entre outras coisas o GA mostra a origem dos visitantes, o tipo de dispositivo utilizado para o acesso, dados demográficos como idioma, idade, sexo e qual o conteúdo teve maior impacto para seu negócio. Para entender melhor o funcionamento da ferramenta, acesse esse link do Google.
Depois que criamos o recurso de Site Personalizado, uma das primeiras perguntas que os gestores fizeram, foi: mas eu consigo monitorar o desempenho deste site no meu Google Analytics? A resposta é sim! E é simples configurar. Veja as imagens:
1) Usando a mesma Propriedade do Google Analytics do seu site atual:
acesse o Google Analytics (https://analytics.google.com) e vá em "Todas as Contas", clique na flechinha e abrirá uma outra janela.
encontre a propriedade referente ao seu site (na maioria dos caso, só haverá uma opção). Você verá um código (como o do retângulo destacado na imagem), copie todo do código, incluindo letras e hífens.
volte ao EVO, na página de configuração do site (o caminho é: Menu "Configurações" - "Site"). Role até a parte de baixo da página, onde há a informação do Google Analytics. Insira o código completo do Google Analytics e clique em "Salvar e Publicar". Pronto! Seu site já estará enviando informações de tráfego para seu Google.
2) Criando uma nova propriedade no Google Analytics para seu Site Personalizado:
acesse Administração - Criar - Propriedade.
preencha:
criação de propriedades
Nome da propriedade
Fuso horário dos relatórios
Moeda
detalhes da empresa
Categoria do setor
Tamanho da empresa
um ou mais objetivos com o uso da ferramenta
Gerar leads
Gerar vendas online
Aumentar a notoriedade da marca
Analisar o comportamento dos utilizadores
Obter relatórios base
escolha uma plataforma (para o EVO, escolha Web)
web
Finalize a configuração com os dados solicitados, copie o ID de medição. Novamente, volte ao EVO, na página de configuração do site (o caminho é: Menu "Configurações" - "Site"). Clique em "Salvar e Publicar".
Google TAG Manager (GTM)
O GTM é uma ferramenta desenvolvida para criar e gerenciar tags que acompanham tipos específicos de atividade dos visitantes em seu site e pode monitorar um ou vários pontos (que são chamados de "evento"). Para entender melhor o funcionamento da ferramenta, acesse esse link do Gogle.
acesse o GTM (https://tagmanager.google.com). Se é a primeira vez que está configurando, clique em todas as contas e, em seguida, começar a usar.
preencha todas as informações solicitadas. Ao finalizar, copie o código - que começa com GTM - acesse Configurações - Integrações, cole no card do EVO e salve.