Todas as coleções
9. CRM, Marketing e Comunicação com os Clientes
4. Site Personalizado
Como usar o Google Analytics e o Google Tag Manager com o EVO?
Como usar o Google Analytics e o Google Tag Manager com o EVO?

Entenda o que é e use para monitorar o tráfego

Rachel avatar
Escrito por Rachel
Atualizado há mais de uma semana

Tanto Google Analytics (GA) e o Google Tag Manager (GTM) podem ser usadas com o EVO.


Google Analytics (GA)

O Google Analytics é a ferramenta oficial de monitoramento do Google, que tem a função de coletar dados em sites. Entre outras coisas o GA mostra a origem dos visitantes, o tipo de dispositivo utilizado para o acesso, dados demográficos como idioma, idade, sexo e qual o conteúdo teve maior impacto para seu negócio. Para entender melhor o funcionamento da ferramenta, acesse esse link do Google.

Depois que criamos o recurso de Site Personalizado, uma das primeiras perguntas que os gestores fizeram, foi: mas eu consigo monitorar o desempenho deste site no meu Google Analytics? A resposta é sim! E é simples configurar. Veja as imagens:

1) Usando a mesma Propriedade do Google Analytics do seu site atual:

  • encontre a propriedade referente ao seu site (na maioria dos caso, só haverá uma opção). Você verá um código (como o do retângulo destacado na imagem), copie todo do código, incluindo letras e hífens.

  • volte ao EVO, na página de configuração do site (o caminho é: Menu "Configurações" - "Site"). Role até a parte de baixo da página, onde há a informação do Google Analytics. Insira o código completo do Google Analytics e clique em "Salvar e Publicar". Pronto! Seu site já estará enviando informações de tráfego para seu Google.


2) Criando uma nova propriedade no Google Analytics para seu Site Personalizado:

  • acesse Administração - Criar - Propriedade.

  • preencha:

    • criação de propriedades

      • Nome da propriedade

      • Fuso horário dos relatórios

      • Moeda

    • detalhes da empresa

      • Categoria do setor

      • Tamanho da empresa

    • um ou mais objetivos com o uso da ferramenta

      • Gerar leads

      • Gerar vendas online

      • Aumentar a notoriedade da marca

      • Analisar o comportamento dos utilizadores

      • Obter relatórios base

    • escolha uma plataforma (para o EVO, escolha Web)

      • web

Finalize a configuração com os dados solicitados, copie o ID de medição. Novamente, volte ao EVO, na página de configuração do site (o caminho é: Menu "Configurações" - "Site"). Clique em "Salvar e Publicar".


Google TAG Manager (GTM)

O GTM é uma ferramenta desenvolvida para criar e gerenciar tags que acompanham tipos específicos de atividade dos visitantes em seu site e pode monitorar um ou vários pontos (que são chamados de "evento"). Para entender melhor o funcionamento da ferramenta, acesse esse link do Gogle.

  • acesse o GTM (https://tagmanager.google.com). Se é a primeira vez que está configurando, clique em todas as contas e, em seguida, começar a usar.

  • preencha todas as informações solicitadas. Ao finalizar, copie o código - que começa com GTM - acesse Configurações - Integrações, cole no card do EVO e salve.


Respondeu à sua pergunta?