O simples hábito de conferir entradas e saídas do dinheiro da sua empresa, pode significar sucesso ou prejuízo financeiro.

A conciliação no EVO é fácil e prática! Veja o que o Dilson te conta!

Antes de tudo, importe o extrato bancário do banco direto para seu computador.

Como encontrar o extrato?

Claro que cada site de banco tem um local específico de busca e exportação do extrato, mas o formato precisa ser OFX/Money 2000 e em alguns bancos esse é o formato padrão de exportação. Para fazer o download do arquivo, acesse a página do banco e busque por extrato bancário, escolha o período, exporte e salve em formato OFX/Money 2000 no seu computador. Veja aqui alguns exemplos!

Nossa sugestão é que você faça esse processo diariamente, conciliando o dia anterior (dia fechado).

Acesse FINANCEIRO > CONCILIAÇÃO BANCÁRIA e escolha qual das suas contas quer conciliar - sabia mais sobre contas bancárias aqui. Clique no card e em IMPORTAR.

Selecione o arquivo do seu computador e importe. Se for a 1a importação, o sistema vai te informar que a partir desse momento as conciliações anteriores ficarão apenas para consulta.

Confira o período, coloque o saldo inicial, saldo final e confirme! Nesse momento a importação do extrato está concluída e você verá quantos lançamentos foram encontrados.

A tela seguinte é onde começa a conciliação. Se o sistema encontrar o lançamento no EVO exatamente com as mesmas informações que constam no extrato, o card da direita ficará verde e o botão "conciliar", ativado.

Se o sistema encontrar o lançamento no EVO exatamente com as mesmas informações que constam no extrato, o card da direita ficará verde e o botão "conciliar", ativado.

Quando o lançamento não for encontrado, as opções são:

  • BUSCAR: o sistema mostra os lançamentos que podem ser parte ou exatamente o mesmo do banco. Você pode escolher ou usar o filtro para encontrar:

  • CRIAR NOVO: essa opção permite que você crie o lançamento direto nessa tela. O EVO puxa os dados de vencimento, valor e descrição, que pode ser alterada. Além disso, escolha o favorecido, centro de custo, tipo de pagamento e concilie.

  • TRANSFERIR: se o lançamento encontrado no extrato não for da conta que você está conciliando no momento, simples! Transfira o lançamento para a conta correta.

A aba "MOVIMENTAÇÕES" mostra, por dia, as conciliações feitas:

E "HISTÓRICO DE IMPORTAÇÕES" mostra as informações dos arquivos e, se ainda não tiver feito a conciliação, é possível excluir o extrato.

Finalizada a conciliação, o card mostra o saldo no banco e no EVO.

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