Administrativo - Serviços

Aprenda a configurar os serviços que quer disponibilizar para venda

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Escrito por Rachel
Atualizado há mais de uma semana

Na tela Administrativo - Serviços, você pode configurar os serviços que quer disponibilizar para venda nos contratos. Entenda neste artigo todas as opções possíveis e como habilitá-las.

Para entender como configurar o serviço personal, acesse aqui.

Permissões necessárias

Para ter acesso à tela onde você poderá configurar o financeiro, acesse Administrativo - Permissões, vá até a seção Administrativo e marque as permissões:

  • Serviços - editar

  • Serviços - consultar

Configuração de serviço

Uma vez obtidas as permissões, vá até Administrativo - Serviços e poderá configurar um serviço clicando em Novo no canto esquerdo superior:

Isso abrirá vários campos de informação a serem preenchidos sob a Aba Dados.

Dados principais

Descrição: coloque o nome detalhado do serviço;

Valor: defina o valor de venda do serviço — caso seja serviço sem valor ou valor pago no contrato que está vinculado, deixe em branco;

Quantidade máxima de parcelas: escolha o número máximo de parcelas na venda:

  • no autoatendimento (totem, site e aplicativo);

  • na venda manual (balcão);

Opções extras

  • Permite alterar valor na venda: esse item deixa o valor final do serviço, sob responsabilidade de quem está vendendo; possibilitando aplicar desconto de até 100% ou acréscimo;

  • Permite venda avulsa: opção quando o serviço já está descrito no contrato do cliente, por exemplo: sessões de estética, avaliação física ou quando o serviço é totalmente independente da venda de um plano/contrato;

  • Gerar ticket: esta opção permite que imprimir tickets para que os alunos validem o serviço, por exemplo: sessões de estética ou de fisioterapia (imprima os tickets direto do cadastro do aluno em Aba Mais - Opção Serviços - Ticket);

  • Aluguel: serviço usado para itens que podem ser retirados/recebidos; por exemplo, aluguel de toalhas ou de armários. A venda deste item permite o controle de retirada e devolução diretamente na tela do cliente em Aba Mais - Opção Serviços - Aluguéis;

  • Não exibe no recibo/contrato:

    • Opção marcada:

      • o serviço aparecerá discriminado no recibo (tipo de serviço + valor) quando vendido sozinho;

      • NÃO aparecerá discriminado quando a venda for de contrato com serviço vinculado. O recibo terá o nome do contrato e seu valor somado ao valor do serviço (se houver).

    • Opção desmarcada: aparecerá no recibo em qualquer tipo de venda.

  • Utilizar atividade: permitirá a escolha das atividades para as quais o serviço será utilizado. Marcá-la abrirá a seção de Atividade, explicada logo abaixo.

  • Permite entrada: venda esse tipo de serviço para um cliente ou oportunidade e será possível liberar o controle de acesso uma vez durante umnúmero determinado de dias que você deverá escolher no campo "Expira em (dias)".

    • Exemplo: se você vender 3 serviços à mesma pessoa, no mesmo dia, cuja expiração de entrada é 5 dias, essa pessoa poderá acessar a academia 3 vezes em até 5 dias corridos.

Atividade

Ao ativar a opção Utilizar atividade na última seção, esta abrirá e você poderá configurar para quais grupos de atividades o serviço se vinculará.

  • Grupo de atividades: se esse serviço é parte de uma das atividades configuradas, escolha a qual ou quais grupos pertence clicando na lista. É também possível escolher nenhum ou todos.

  • Expirar sessão: marque por quantos dias ou meses a sessão pode ser usada;

  • Expirar reposição:

    • a partir da data da falta: XX dias a partir do cancelamento/falta;

    • período definido: na mesma semana, mês ou ano do cancelamento/falta.

Opções extras:

  • Permitir o acesso no horário agendado: libera o acesso na catraca apenas no horário agendado para o serviço;

  • Aula experimental: esse item serve apenas para que haja um controle geral das aulas experimentais em relatórios;

  • Vaga exclusiva: habilitando esta opção o sistema irá bloquear qualquer venda posterior a primeira, fazendo com que o serviço seja exclusivo para o cliente;

  • Comissões:

    • Professor: valor fixo ou uma porcentagem do valor da venda;

    • Consultor/vendedor: valor fixo ou uma porcentagem do valor da venda.

Veja como acompanhar as comissões aqui.

Configurações da venda online

É possível configurar detalhes de como o contrato aparecerá na venda online (site, totem e app), tais como o nome do contrato e observações que gostaria que o cliente soubesse no ato da venda.

Também é possível destacar pontos positivos do contrato em Diferenciais, podendo escolher a ordem que aparecerão na página de venda.

Financeiro

  • Natureza: escolha em qual item esse serviço ficará vinculado, facilitando a pesquisa do recebimento;

  • Centro de receita: determine em qual centro de receita este valor será debitado, possibilitando gerar relatórios detalhados;

  • Código contábil;

  • Tipo de tributação;

  • Somente recibo: quando habilitado, envia informação "emitir recibo" nas informações de faturamento.

Inativar serviço

No topo da página, canto direito superior, habilite essa opção se quiser suspender temporariamente o serviço sem excluí-lo do sistema.

Importante: Não se esqueça que clicar em Salvar no topo da página, canto direito superior, para fazer valer as configurações escolhidas.

Ali se encontra o botão de exclusão também caso queira remover o contrato de seu sistema inteiramente.

Configuração no ADM Geral - Replicação

A configuração no ADM geral é essencialmente igual, a diferença é que o serviço configurado pode ser replicado para unidades ou grupo de unidades. Veja como fazer:

Também é possível replicar para as unidades os grupos de atividades aos quais o serviço será vinculado. Confira como é feito:

Agora que você configurou os serviços, aprenda a vendê-los aqui.

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