Venda retroativa em data conciliada
Rachel avatar
Escrito por Rachel
Atualizado há mais de uma semana

📌 Venda retroativa é fazer uma venda hoje porém, informando que a data real foi dias atrás.

Este processo é muito utilizado para quem começou a utilizar o sistema agora e precisa carregar os dados financeiros dos alunos que já frequentam o estabelecimento.

🔒Esta opção em seu EVO precisa de uma permissão especial, pois não é comum nem saudável realizar lançamentos retroativos depois da migração.

🚨Um dos impactos de uma venda retroativa é na tela de Financeiro ➡️ Conciliação.

⁉️ Conciliação é o fechamento do seu financeiro, onde se deve analisar entradas e saídas de uma conta bancária de uma data específica comparando com o extrato bancário. A conta em seu sistema só pode ser conciliada se todas as informações baterem com seu extrato bancário. Por isso, se notado que faltou algum lançamento, ou existe lançamentos incorretos, estes dados precisam ser corrigidos antes de conciliar.

Se lançado uma venda retroativa para uma data já conciliada, os valores de fechamento do seu financeiro ficariam bagunçados, pois o sistema iria mostrar o histórico de fechamento com um valor e o atualizado com um valor diferente. Para que isso não afete seus relatórios e acabe mostrando dados infiéis, o EVO bloqueia para que em datas já conciliadas não aconteça uma venda. 

🔺Se houver mesmo a necessidade de lançar uma venda para uma data já conciliada, você deverá primeiro excluir a conciliação para só depois poder carregar a venda. Com isso você evitará que seus relatórios de fluxo de caixa fiquem infiéis.

Respondeu à sua pergunta?