Neste artigo, você aprenderá como renovar um contato de um cliente que está matriculado em uma atividade, de forma a mantê-lo na mesma atividade.
Primeiramente é importante saber que seu sistema possui uma configuração de remover clientes inativos das aulas após um período. Este período é definido pelo gestor no momento da configuração do sistema. Então identifique com seu gestor qual foi o tempo configurado.
Em nosso exemplo, vamos tratar de uma renovação antes de o cliente ser removido da aula.
Renovando um contrato com matrícula
Primeiro de tudo, clique no ícone de carrinho na barra superior direita:
Pesquise e escolha o cliente para o qual fará a renovação, o que abrirá a tela de venda, então selecione o contrato que venderá como renovação.
Por fim, indique no campo Renovação qual o plano que será renovado com esta nova venda.
Importante: Não esqueça de selecionar o contrato de renovação, pois isso irá garantir que as matrículas desse contrato passem ao novo contrato. Caso não escolha o contrato de renovação, você deverá matricular novamente o cliente no momento da venda.
Ao selecionar o contrato do cliente, o sistema carregará automaticamente as aulas em que o cliente está matriculado:
Caso seja padrão da sua academia que novas vendas sejam sempre uma renovação, você pode habilitar uma configuração que sempre selecionará o contrato atual do cliente como Renovação, evitando o esquecimento de tal seleção. Basta selecionar a opção Considerar nova venda como renovação disponível em Configuração - Inicial - aba Venda:
Importante: Já que estamos tratando de renovação de um contrato, a data de início do contrato dessa venda tem que ser posterior à data de encerramento do plano que será renovado. Ou seja, se o contrato anterior do cliente encerra no dia 06/03, esse novo contrato deve começar a partir do dia 07/03. Caso indique uma data inferior, o sistema não considerará como uma renovação.
Se houver a necessidade de alterar a turma do cliente, ao encerrar a venda, acesse a tela de Atividades do aluno, clique em Ações da atividade, clique no ícone de lixeirinha da atividade que deseja remover o cliente. Então realize o procedimento de marcar este cliente em outra atividade. Aprenda aqui como.