Renovar um contrato com matrícula

Aprenda renovar o contrato do cliente enquanto o mantém na mesma aula que estava

Rachel avatar
Escrito por Rachel
Atualizado há mais de uma semana

Neste artigo, você aprenderá como renovar um contato de um cliente que está matriculado em uma atividade, de forma a mantê-lo na mesma atividade.

Primeiramente é importante saber que seu sistema possui uma configuração de remover clientes inativos das aulas após um período. Este período é definido pelo gestor no momento da configuração do sistema. Então identifique com seu gestor qual foi o tempo configurado.

Em nosso exemplo, vamos tratar de uma renovação antes de o cliente ser removido da aula.

Renovando um contrato com matrícula

Primeiro de tudo, clique no ícone de carrinho na barra superior direita:

Pesquise e escolha o cliente para o qual fará a renovação, o que abrirá a tela de venda, então selecione o contrato que venderá como renovação.

Por fim, indique no campo Renovação qual o plano que será renovado com esta nova venda.

Importante: Não esqueça de selecionar o contrato de renovação, pois isso irá garantir que as matrículas desse contrato passem ao novo contrato. Caso não escolha o contrato de renovação, você deverá matricular novamente o cliente no momento da venda.

Ao selecionar o contrato do cliente, o sistema carregará automaticamente as aulas em que o cliente está matriculado:

Caso seja padrão da sua academia que novas vendas sejam sempre uma renovação, você pode habilitar uma configuração que sempre selecionará o contrato atual do cliente como Renovação, evitando o esquecimento de tal seleção. Basta selecionar a opção Considerar nova venda como renovação disponível em Configuração - Inicial - aba Venda:

Importante: Já que estamos tratando de renovação de um contrato, a data de início do contrato dessa venda tem que ser posterior à data de encerramento do plano que será renovado. Ou seja, se o contrato anterior do cliente encerra no dia 06/03, esse novo contrato deve começar a partir do dia 07/03. Caso indique uma data inferior, o sistema não considerará como uma renovação.

Se houver a necessidade de alterar a turma do cliente, ao encerrar a venda, acesse a tela de Atividades do aluno, clique em Ações da atividade, clique no ícone de lixeirinha da atividade que deseja remover o cliente. Então realize o procedimento de marcar este cliente em outra atividade. Aprenda aqui como.

Respondeu à sua pergunta?