O que fazer quando o cliente é bloqueado na catraca?

Descubra o que aconteceu e como resolver o bloqueio

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Escrito por Rachel
Atualizado há mais de uma semana

Antes de mostrar o que fazer quando seu aluno não conseguir entrar, você precisa saber como configurar as possibilidades de bloqueio, não é? A gente explicou aqui e aqui!

Agora sim, entenda como identificar o motivo do bloqueio acessando GERENCIAL > CONTROLE DE ENTRADAS. Essa tela te apresentará na data selecionada todos os acessos registrados no dia, verifique pelo nome do aluno o motivo acusado para o bloqueio.

Situações de bloqueio e resolução:

Cadastro não identificado:

  • o nome do aluno não aparecerá na lista de Gerencial > Controle de Entradas, já que o sistema não o reconheceu;

  • pode acontecer quando a digital do aluno foi gravada em baixa qualidade ou ele use uma digital diferente do cadastrado anteriormente. Confirme com o aluno e teste novamente, se o problema continuar, cadastre novamente a digital;

Cadastro duplicado:

  • o sistema vai apresentar uma mensagem de aluno inativo, mesmo que esteja;

  • verifique se o cliente tem outro cadastro em seu sistema - pode ser como aluno ou colaborador;

  • exclua a biometria  e cadastre novamente, utilizando outro dedo - lembre que a imagem da digital fica atrelada ao ID de cadastro e, mesmo que o cadastro tenha sido excluído, a imagem ficará registrada no banco de dados.

Outras opções de bloqueio:

Seu sistema possui alguns bloqueios programados como:

  • inadimplência;

  • inativo;

  • bloqueio para alunos que não aceitaram o contrato;

  • acesso fora do horário permitido;

  • sem exames ou com os exames vencidos (exame médico, nutricional, dermatológico e avaliação física).

Estes bloqueios são programados em  Configurações > Controle de acesso > Bloqueios. Na tela Gerencial > Controle de Entradas, os motivos são discriminados conforme o assunto. 

Como resolver cada tipo de bloqueio:

  • “inadimplência” - o cliente só será liberado mediante pagamento ou renegociação do prazo. Veja aqui como realizar a alteração do recebimento no artigo de saldo devedor. 

️Importante: o contrato não pode possuir as 2 configurações de bloqueio por horário da atividade e por horário do contrato, se for o caso o aluno não conseguirá acessar em nenhum momento. Para corrigir, mantenha apenas uma das opções de bloqueio por horário: por hora da atividade ou por contrato.

  • aceite no contrato - peça ao aluno para assinar pelo ou dar o aceite pelo aplicativo, tela de autoatendimento (site e totem), marcando a opção "Li e aceito";

  • “exames” - acesse a aba de cadastro e reprograme as datas de entrega;

  • “aluno bloqueado no cadastro” - é provável que tenha sido bloqueado manualmente. Acesse o cadastro, verifique as notificações e observações para entender o motivo do bloqueio, para desbloquear clique nos 3 pontinhos no canto superior direito da tela e selecione a opção remover bloqueio manual.

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