Esse é um dos artigos do material completo sobre as configurações iniciais. Os demais são: financeiro e empresa. Acesse menu Configuração, tela de Inicial, aba venda.
Permissões necessárias
administrativo - permissões - configuração - configurações gerais
Opções de configuração
enviar e-mail de venda de contrato - o cliente receberá a cópia do contrato;
IMPORTANTE:
não descarta a opção de impressão;
opção válida para todos os contratos.
comissionar apenas consultores ou seja, quem cadastrou o cliente no sistema e não para quem vendeu.
comissionar valor original da venda - ao realizar a venda, o consultor pode oferecer desconto. Com isso, a comissão deverá ser baseada no valor com desconto ou no valor original do item vendido? Se marcada esta opção, a comissão será em cima do valor do item independente do valor cobrado do aluno. Caso não marque esta opção, a comissão será em cima do valor com desconto.
habilitar comissão de contrato - marque se oferecer comissão de vendas de contrato/planos (ex.: mensal, trimestral, anual e outros).
habilitar comissão de serviço - marque se oferecer comissão de vendas de qualquer serviço (ex.: matrícula, massagem, pilates, avaliação e outros).
habilitar comissão de produto - marque se oferecer comissão de vendas de qualquer produto (ex.: água, barrinha, camiseta e outros).
enviar recibo por e-mail - esta opção envia, automaticamente, o recibo para o endereço eletrônico cadastrado no perfil do aluno.
desabilitar a assinatura digital do contrato
valor máx. para arredondamento - este campo determina até qual valor o sistema deverá desconsiderar, caso o aluno fiquei devendo "centavinhos". Informe em formato de moeda, ex.: 0,10.
dias considerado renovação - informe aqui o número máximo de dias de intervalo entre o plano anterior (vencido) e a data de renovação. Caso o aluno realize uma nova compra de contrato após o período informado, o sistema entenderá que se trata de uma rematrícula, ou seja, um ex aluno que regressou. Este item não influencia em nada a vida do aluno e é usado apenas para conferência no relatório de retenção.
considerar nova venda como renovação - marque esta opção caso seu espaço não permita que o aluno compre mais de um plano por vez. Assim o sistema entenderá que toda nova venda será a renovação do contrato anterior (desde que esta aconteça dentro do período estabelecido no campo acima).
teto disponível para créditos e descontos - entenda no artigo.
considerar nova venda como renovação
bloquear no momento da venda quando um contrato não for permitido para o convênio - se você possui qualquer limitação/restrição de contrato por convênio, habilite esta opção. Assim o sistema só permitirá vincular na venda, os contratos pré estabelecidos aos convênios.
iniciar novo contrato comprado online somente após o fim do contrato ativo - nas compras on-line, o sistema coloca a data de início do novo contrato para após o vencimento do contrato ativo atual.
bloquear nova venda online se o contrato ativo for recorrente - se a pessoa tiver um contrato recorrente ativo na unidade e no momento da compra on-line, o sistema bloqueia a venda automaticamente.
dispensar cliente na categoria 'personal' de responder ao Par-Q
exigir venda de contrato para reserva de armário
criar aviso de pendência no momento da venda online (configurar notificação de pendência financeira antes de finalizar a venda online) - a notificação de pendência oferece a opção de resolvê-la antes de finalizar a compra, porém não impede a venda.