O cadastro do personal é feito tal como o cadastro de oportunidade e, em seguida, ele convertido em cliente, ativando a opção especial de personal trainer para constar seu registro devido.
Permissões
As permissões necessárias para cadastrar um novo personal são as seguintes, ative-as em Administrativo - Permissões:
Seção Cliente: Cliente - editar
Seção Cliente: Cliente - consultar
Seção Oportunidade: Oportunidades - cadastrar
Cadastro do personal
Para realizar o cadastro do personal, comece cadastrando-o o personal como oportunidade — veja este artigo sobre como fazer — e converta para cliente. A direção é tela Clientes, botão Novo Cadastro:
Uma vez que você chegar na seção de Dados Pessoais, marque a opção Personal Trainer e preencha as informações de número e vencimento do CREF:
E por fim, escolha entre personal interno (colaborador da empresa) ou externo (sem vínculo com a empresa).
Venda de contrato com serviço de personal
Uma vez cadastrado o personal, você poderá realizar normalmente vendas de contrato com serviço de personal. Para entender como configurar os serviços e os contratos, leia os artigos a seguir:
Informações do personal no perfil de cliente
Todo cliente com a opção personal trainer marcada em seu cadastro terá abas específicas de relatório habilitadas em seu perfil na tela Clientes.
É possível exportar os resultados de cada aba de acordo com o filtro aplicado clicando do ícone de download à direita:
Aulas
A primeira aba trata de informações sobre as aulas realizadas pelo personal em um determinado período de tempo:
Filtros
Data: hoje, esta semana, semana passada, este mês, mês passado, período personalizado;
Aula: nome da aula realizada;
Unidade: onde o personal deu aula;
Tipo de fechamento; crachá recebido, horário máximo de funcionamento da academia, automático, balcão;
Aula teste: sim ou não;
Reabertura: sim ou não.
Colunas de resultados
Data: quando a aula foi realizada;
Aulas: nome da aula realizada;
Unidade: unidade de abertura da aula;
Valor total: preço total cobrado pela aula ou "ilimitado" (quantidade de aulas x preço da aula);
Quantidade de aulas: total de aulas (considerando o tempo de abertura e fechamento da aula);
Início: abertura manual (tela administrativo - aulas de personal) ou pelo aplicativo;
Fim (solicitado): horário da solicitação do fechamento da aula feita pelo personal via aplicativo;
Crachá recebido: horário de recebimento do crachá;
Nº do crachá: exibirá o número do crachá do personal;
Tipo de fechamento:
Crachá recebido: registrado manualmente em administrativo - aulas de personal, usando crachá;
Aplicativo: registrado pelo personal via aplicativo, não usa crachá;
Horário máximo: aula será fechada de acordo com o horário de funcionamento;
Automático: apenas quando a configuração "fechamento automático" estiver ativa;
Reabertura
"Sim": solicitação de fechamento sem registro do crachá após tempo de tolerância configurado;
"-" (hífen) - quando não há reabertura de aula.
Aula teste: "Sim" ou "-" (não);
Aberto por: responsável pela abertura manual da aula;
Fechado por: responsável pelo fechamento da aula.
Saldo
A segunda aba trata de informações sobre o saldo referente aos serviços do personal em um determinado período de tempo:
Filtros
Tipo
Créditos negativos: valor total negativo gerado a partir de uma aula de valor maior que o crédito disponível.
Crédito: total de créditos disponível para uso;
Ilimitado: quantidade de serviços personal do tipo "ilimitado";
Unidades: onde o personal deu aula.
Cards
Créditos: total de créditos disponível para uso;
Ilimitados: quantidade de serviços personal do tipo "ilimitado";
Créditos negativos: valor total negativo gerado a partir de uma aula de valor maior que o crédito disponível.
Colunas de resultados
Descrição: descrição do serviço comprado
Valor: valor disponível para utilização ou "ilimitado";
Tipo: "crédito", "ilimitado" e "crédito negativo";
Expira em: data limite para utilização dos créditos ou "-" para créditos negativos;
Gerado em: data da compra do serviço.
Vendas
A terceira aba trata de informações sobre as vendas de serviços do personal em um determinado período de tempo:
Filtros
Data: hoje, esta semana, semana passada, este mês, mês passado, período personalizado;
Unidade: onde o personal deu aula;
Serviço: o nome do serviço vendido.
Colunas de resultados
ID da venda;
Data: quando a venda do serviço foi realizada;
Unidade: unidade de venda do serviço ao personal;
Serviço: descrição do serviço comprado;
Valor pago: preço total e real cobrado pelo serviço;
Valor creditado: valor total credito na carteira do personal;
Expira em: data de validade da compra;
Desconto: Campo de texto, que exibirá a descrição do desconto utilizado e caso não seja utilizado nenhum desconto, será exibido "-" (hífen);
Origem: origem da compra do serviço: "balcão" ou "aplicativo";
Observações: informações preenchidas no momento da venda (opcional).
Extrato de créditos
Por fim, a quarta e última aba trata de informações sobre os créditos do personal em um determinado período de tempo:
Filtros
Data: hoje, esta semana, semana passada, este mês, mês passado, período personalizado;
Tipo:
Entrada;
Saída.
Colunas de resultados
Data: quando aconteceu a movimentação de valores creditados, expirados ou debitados por utilização nas aulas;
Categoria: origem da movimentação:
Aula: saída de valor por aula dada;
Serviço: adição de valor por compra serviço
Serviço expirado: saída de um valor por serviço expirado/vencido.
Descrição: movimentação de acordo com a categoria:
Aula: descrição de aula realizada;
Serviço: descrição de serviço comprado;
Serviço expirado: descrição do serviço que expirou.
Unidade: nome da unidade onde houve a movimentação;
Expira em: data que o valor expirou;
Início/fim: faixa de horário da aula realizada;
Tipo:
Entrada;
Saída.
Valor: valor creditado ou debitado.