Contratos Adicionais

Entenda o que são os contratos adicionais e como vinculá-los a contratos já existentes para obter mais opções de gestão e venda

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Escrito por Rachel
Atualizado há mais de uma semana

É possível criar contratos adicionais, que serão necessariamente vinculados a alguns tipos de contratos já existentes, abrindo uma gama maior de opções de venda e gestão do cliente.

Definição

​Os contratos principais são os tipos de contratos já existentes no EVO​, normalmente criados para um cliente. Já os contratos adicionais são os tipos de contrato que podem ser vinculados a contratos principais.

Um contrato do tipo adicional não possui todas as configurações dos contratos principais. Somente é possível configurar os seguintes pontos em um contrato adicional:​

  • Acesso: Unidades, controles de acesso, quantidade de entradas;

  • Valor do contrato;

  • Financeiro: Natureza, Centro de receita e tipo de tributação​;

  • Atividades: Mesmas configurações disponíveis em um contrato principal​;

  • Horários de contrato: Mesmas configurações disponíveis em um contrato principal​.

Principais características​

Os contratos adicionais possuem as seguintes características que são importantes na sua utilização:

  • Caso o contrato principal tenha renovação do tipo recorrente mensal, todos os contratos adicionais vinculados à ele serão renovados automaticamente também;

  • Não é possível realizar nenhuma ação específica apenas ao contrato adicional, toda ação no EVO deve ser executada sobre o contrato principal e será refletida no contrato adicional.

    • Exemplo: Ao aplicar um desconto por voucher de 10% em uma venda, tanto o contrato principal como os adicionais terão 10% de desconto

    • Demais ações específicas igualmente deverão ser executadas sobre o contrato principal: como ​venda separada, trocar um contrato principal por um adicional, gerar um voucher ou convênio, etc.

  • A principal utilidade de contratos adicionais é permitir ter um controle distinto de sessões e matrículas por grupos de atividade em cada contrato.

    • Exemplo: um contrato principal pode ter o grupo de atividades “Musculação” selecionado e configurado para ilimitado, ao mesmo tempo que um contrato adicional vinculado à ele pode estar configurado com o grupo de atividades “Spinning” e definido como “limite semanal” = 2 vezes por semana;​

  • Também é possível configurar um contrato adicional como “Não tributável”. Isso irá separar o valor desse contrato e não irá emitir nota fiscal do mesmo. Essa configuração permite habilitar o envio do recibo ao cliente a cada renovação do contrato (configurável no contrato principal).​

Configurando contratos adicionais

Primeiro​ de tudo, acesse Administrativo - Contratos, a mesma tela onde se cria os contratos principais. Clique em Novo na parte superior da tela para criar um novo contrato e selecione a opção Contrato adicional na aba Geral para torná-lo adicional. Uma vez que isso for feito e salvo, o contrato aparecerá com a marcação Adicional na lista lateral:

Atividades

Na aba de Atividades, selecionada a opção de Utilizar atividade, as configurações mantém o padrão existente para os contratos principais. Dessa forma, um contrato principal configurado com um grupo de atividades por sessões ilimitadas pode ter vinculado um contrato adicional configurado com limite de 4 vezes por semana, por exemplo. O ganho é que o cliente passa a ter duas atividades com controles individuais de sessões/matrículas.

Financeiro (Não tributável)

Já na aba de Financeiro, é possível definir um contrato adicional como Não tributável, o que fará com que o EVO separe o item do contrato para não gerar tributação. O cliente será cobrado do valor desse contrato normalmente, porém não irá emitir nota fiscal do mesmo — definido como serviço de valor agregado no meio fiscal.

Importante: Após ocorrer a primeira venda do contrato adicional, a opção Não tributável fica desabilitada, não permitindo mais alteração da mesma.

Vinculando contratos adicionais

Importante: os Tipos de contratos que aceitam vincular contratos adicionais são os seguintes:​

  • Contrato comum​

  • Contrato mensal c/ renovação automática​

  • Débito recorrente mensal​

  • Contrato anual c/ fim determinado ​

  • Débito recorrente com vigência

Para vincular contratos adicionais a um contrato principal, basta ir até as configurações da aba Geral do contrato e logo abaixo da seção de tipo de contrato, haverá uma nova seção chamada Adicionais:

Ao clicar no campo, são listados todos os contratos adicionais existentes para seleção e não há limitação de número de contratos adicionais que pode-se vincular ao principal.

Após selecionar os contratos adicionais, deve-se em seguida salvar o contrato para continuar ​com as demais configurações.​

Valor dos contratos adicionais

Uma vez selecionados os contratos adicionados e salvos, a seção de Configurações de venda mostrará dois novos campos:

  • Valor dos contratos adicionais – Exibe o valor da soma de todos os contratos adicionados vinculados ao contrato principal;​

  • Valor total – Exibe a soma dos valores de todos os contratos adicionais vinculados + o valor do contrato principal.​

O valor total é atualizado apenas após salvar o contrato principal.​

Configurando contratos do tipo recorrente mensal com Período Promocional​

Ao vincular contratos adicionais em um contrato do tipo “Débito recorrente mensal”, é possível aplicar o desconto de duas formas:​

  1. Aplicar no valor total – O valor definido é dividido entre todos os contratos.

    1. Exemplo: Se o valor do período promocional = 9,90 e existem 2 contratos adicionais vinculados + o contrato principal, cada contrato será cobrado 3,30.​

  2. Aplicar no valor por contrato – É possível configurar um valor para o contrato principal e um valor independente também para cada contrato adicional.​

Definir um contrato principal com recibo recorrente

Quando um contrato principal tiver vinculado ao menos um contrato adicional que esteja configurado como “Não tributável”, a opção de configuração Recibo recorrente é exibida na sessão de configuração Financeiro do contrato principal. Selecioná-la fará que, quando o contrato for renovado a cada mês, o cliente receba o recibo novamente. Importante salientar que o envio do recibo ocorre apenas com a confirmação do pagamento.​

Esse comportamento é necessário quando existir um contrato adicional não tributável, visto que não será emitida Nota Fiscal do mesmo e é importante encaminhar o recibo ao cliente com tais informações detalhadas.

Valores de contratos adicionais não tributáveis e Plano Família​

Alguns pontos essenciais da configuração de contratos adicionais são:

  • Um contrato principal não pode possuir Plano Família e contratos adicionais simultaneamente:​

    • Caso o contrato principal já possua as configurações de Plano Família definidas, não será possível vincular contratos adicionais à ele;​

    • Caso o contrato principal já possua contratos adicionais vinculado à ele, não será possível configurar o Plano Família;​

    • Caso seja criado um contrato principal novo e a opção contratos adicionais for selecionada, assim como configurado o Plano Família, não será possível salvar esse contrato.​

  • O contrato principal nunca pode ter um valor menor do que o contrato adicional não tributável:​

    • Quando o contrato adicional estiver configurado como “Não tributável”, ele não poderá ser vinculado à um contrato principal de menor valor.

  • É possível criar um contrato adicional e vinculá-lo à um contrato principal também no ADM geral. Aplicam-se as seguintes regras:

    • Não é possível replicar um contrato adicional avulso para as unidades;

    • É possível replicar um contrato principal, que possua adicionas vinculados a ele, para as unidades. Essa ação irá replicar também os contratos adicionais vinculado ao principal.

Venda no EVO de um contrato principal com contratos adicionais​

Ao realizar uma venda no EVO, não serão exibidos os contratos adicionais na listagem de contratos. Pois um contrato adicional estará sempre vinculado à um contrato principal e não permitimos vender um contrato adicional separadamente. ​

Sugestão: O nome do contrato principal pode ser definido com palavras que indiquem os adicionais à ele vinculados, facilitando sua identificação no momento da venda e demais configurações.

Ao selecionar o contrato na venda, caso o principal e/ou os adicionais possuam configurações de sessões ou matrículas, serão exibidas as opções separadamente para cada um.

No exemplo da próxima imagem, se trata de um contrato principal no valor de R$ 100,00 e dois contratos adicionais, cada um no valor de R$ 30,00, totalizando R$ 160,00.

Venda no autoatendimento de um contrato principal com contratos adicionais​

O cliente final não tem conhecimento que está comprando “vários” contratos e nem deve saber desse conceito. Para ele, o plano irá aparecer como qualquer outro. Cabe ao gestor configurar no EVO um nome condizente com o que está vendendo e pode utilizar a descrição das configurações para venda on-line e os diferenciais para informar ao cliente o que ele está adquirindo ao comprar determinado plano.

No exemplo a seguir, o plano está com período promocional de 9,90 nos dois primeiros meses, repare na descrição e diferenciais exibidos:​

Visualização no perfil do cliente no EVO​

No perfil do cliente é exibido apenas o contrato principal. E nas próximas cobranças, também é exibido apenas o contrato principal, porém o valor corresponde aos valores do contrato principal e adicionados somados. Em caso de período promocional, segue a mesma regra:​

Na página do resumo de vendas é exibido apenas o contrato principal, indicando o valor total da venda, ou seja, é somado o valor dos contratos adicionais vinculados à ele:​

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente

Ao visualizar os detalhes de uma venda, é exibido cada contrato separado como itens de venda, sendo possível visualizar o valor correspondente de cada contrato:

Na página de contratos é exibido o contrato principal, com opção de expandir mais informações e visualizar os contratos adicionais vinculados à ele. Lembrando que só é possível realizar ações sobre o contrato principal que reflitam automaticamente nos contratos adicionais vinculados:​

Na aba Atividades, cada contrato é exibido separadamente, indicando sessões e matrículas correspondentes: ​

Visualização na área do cliente​

No autoatendimento, quando o cliente estiver logado na área do aluno e consultar Meus planos, é exibido apenas o plano principal e o valor corresponde à soma do plano principal e adicionais. Caso haja configurações de atividade em qualquer contrato, é exibido na sessão Atividades:

Regras gerais de configurações no EVO​

Por fim, há algumas regras a serem seguida ao configurar os contratos adicionais no EVO:

  • Páginas de vendas: Não é possível selecionar contratos do tipo adicional em uma página de venda, mas pode-se selecionar um contrato principal que tenha contratos adicionais vinculados à ele;​

  • Transferência de contrato: Ao transferir um contrato principal, os adicionais são automaticamente transferidos juntos. Não é possível transferir um contrato adicional avulso;​

  • Troca de contrato: É permitido ter um contrato principal sem adicionais e trocá-lo por um contrato principal que possua adicionais vinculados à ele. Não é possível trocar um contrato sem adicionais por um contrato adicional avulso. Não é permitido trocar um contrato principal que possua adicionais vinculados por outro contrato;

  • Cancelamento de contrato: Não é permitido cancelar um contrato adicional avulso. É permitido apenas cancelar um contrato principal e essa ação irá cancelar juntamente os contratos adicionais vinculados à ele. Caso o contrato principal ou qualquer um dos adicionais possua sessões já utilizadas, não será permitido o cancelamento.​

  • Agendamento de cancelamento: É possível agendar e anular um cancelamento de um contrato principal que possua adicionais;​

  • Suspensão de contrato: É possível suspender um contrato principal, assim refletindo a suspensão nos contratos adicionais vinculados à ele;​

  • Assinatura de contrato: Contratos adicionais não são assinados;​

  • Financeiro: Será gerada uma única cobrança e emitida uma nota fiscal em vendas de contratos principais que possuam contratos adicionais vinculados à ele, sempre somando todos os valores. Exceto quando houver um contrato adicional não tributável (ele é considerado na cobrança mas não entra como item na emissão de nota fiscal);​

  • Relatórios de vendas: Cada contrato é listado como um item de venda. Dessa forma o gestor consegue filtrar por um contrato adicional específico;​

  • Voucher: Não é possível selecionar um contrato adicional avulso nas configurações de um voucher. É permitido selecionar um contrato principal e quando o voucher for aplicado, ele reflete sobre o contrato principal e os adicionais, rateando o desconto igualmente entre todos os contratos;​

  • Convênios: Não é possível selecionar um contrato adicional nas configurações de convênios. É possível aplicar um convênio sobre um contrato principal e o desconto irá refletir apenas sobre o contrato principal. Como o convênio é aplicado apenas sobre o contrato principal, caso existe um contrato adicional, não tributável, vinculado à ele, o valor do contrato principal, já considerando o desconto, não pode ser menor do que o valor do contrato adicional não tributável.​

  • Exclusão de vendas: Uma venda não poderá ser excluída se alguma sessão tenha sido consumida, seja do contrato principal ou de qualquer um dos adicionais vinculados à ele.

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