Retentativa de cobrança com recusa

O EVO possui bloqueio de retentativa de transação irreversível

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Escrito por Rachel
Atualizado há mais de uma semana

No EVO, nossa prioridade é manter você informado sobre os processos essenciais que envolvem o uso da nossa plataforma e a gestão do seu negócio.

Recentemente, as adquirentes começaram a repassar as tarifas cobradas pelas bandeiras por excesso de retentativas e, principalmente, por novas tentativas em transações com recusa irreversível. Pensando nisso, bloqueamos o reenvio de uma transação cujo motivo de recusa esteja classificado como irreversível.

Aqui, iremos esclarecer o conceito de retentativas, as mudanças recentes nesse processo e como elas afetam as transações online, além dos detalhes das tarifas cobradas em cada condição.

O Conceito de Retentativas

Imagine o seguinte cenário: um cliente tenta efetuar uma compra em seu espaço utilizando um cartão de crédito, mas a transação é negada por algum motivo, como um limite de crédito atingido, dados incorretos ou até mesmo um bloqueio para transações online (e-commerce). As retentativas entram em ação nesse ponto. Elas referem-se às tentativas subsequentes de concluir a transação usando o mesmo cartão. Em outras palavras, são novas oportunidades para efetivar a cobrança após uma negação inicial.

No EVO, há quatro tipos de retentativas possíveis:

1 - Automática: o próprio sistema continua efetuando tentativas de cobrança diariamente para tentar recuperar as transações negadas, até o limite de vezes configurado no sistema.

O usuário pode optar por dois parâmetros para configurar nosso "robô" de tentativas automáticas, sendo eles o intervalo entre as tentativas e a quantidade máxima. Essa configuração é feita na tela Configurações > Inicial > Financeiro. Para saber mais sobre essa opção, clique aqui.

2 - Em massa: pela tela Financeiro > Cobranças > Recorrência, é possível selecionar uma ou mais transações que tenham sido recusadas e enviar novamente uma retentativa. Essa solicitação coloca as transações em uma fila e o sistema vai enviando na sequência. Esse processo pode demorar algumas horas por conta dessa fila de envios.

3 - Individualmente para cada cliente, pelo operador: entrando no perfil do cliente, na área de Saldos devedores, é possível escolher a opção para cobrar o saldo devedor e, a partir da tela de recebimentos, optar por Transação online.

4 - Pelo próprio cliente, via autoatendimento (totem/site/aplicativo): por meio de nossas interfaces de autosserviço, o cliente mesmo pode tentar quitar sua dívida usando o cartão já cadastrado ou até mesmo registrando um novo.


Mudanças nas Retentativas e suas Implicações

Cada bandeira de cartão (Visa, MasterCard, Elo, Amex, entre outras) estabelece suas próprias regras para retentativas. Isso inclui os valores cobrados por cada tentativa subsequente e a quantidade máxima de retentativas permitidas. Recentemente, algumas dessas regras sofreram alterações, o que impacta diretamente as operações de e-commerce/transações online.

As bandeiras de cartão distinguem transações em dois cenários: cartão presente (compra em loja física) e cartão não presente (compra online ou e-commerce). As regras para cada um desses cenários podem variar. No contexto do e-commerce, é importante estar ciente das mudanças específicas que afetam suas transações online.

Implicações para sua Loja

É crucial compreender as novas regras das retentativas, pois o não cumprimento dessas diretrizes pode resultar em penalidades. E-commerces que não aderirem às normas estabelecidas pelas bandeiras de cartão podem enfrentar tarifas por transações excedidas, conforme os programas de cada bandeira.

Padronização para Melhor Experiência

Com o objetivo de aprimorar a experiência de compra e otimizar o processo de pagamento, o mercado de meios de pagamento, em conjunto com a ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), promoveu a padronização nos códigos de respostas para transações recusadas feitas com cartão. Esses códigos de respostas categorizam as tentativas em dois tipos:

Irreversível (❌): Esta categoria indica que a retentativa não é recomendada, seja devido ao cartão estar cancelado, perdido, roubado, envolto em fraude confirmada ou a transação ser incompatível com o produto (como no caso de bloqueio do próprio cliente para transações online). Tentativas subsequentes sem alterações nos dados não terão sucesso após uma recusa irreversível.

Reversível (✅): Nesse caso, as retentativas são permitidas. O emissor do cartão pode aprovar a transação, mas não o faz imediatamente. Isso pode ser devido a problemas no sistema, falta de limite, suspeita de fraude ou excesso de tentativas de senha. O principal motivo reversível observado em nosso mercado é o saldo insuficiente.

Essas recusas temporárias podem ser alteradas pelo emissor ao longo do tempo e por isso a retentativa é permitida.

Penalidades impostas pelas bandeiras de cartão 💳

Confira a seguir as regras e penalidades das principais bandeiras. Serão consideradas retentativas qualquer cobrança no mesmo cartão pelo mesmo estabelecimento, dentro dos períodos indicados.

Mastercard

Regras válidas a partir de 01/02/2023.

  • Irreversíveis: tarifa de R$2,50 por retentativa, a partir da primeira retentativa.

  • Reversíveis: tarifa de R$2,00 por retentativa que ultrapassar o limite de 8 tentativas dentro de 24 horas ou 35 tentativas dentro de um período contínuo de 30 dias.

Visa

Regras válidas desde abril de 2021. A tarifa por tentativa excedida é a mesma para os dois cenários, reversíveis e irreversíveis:

  • Cartão Doméstico: USD 0,10 + 13,83% de imposto;

  • Cartão Estrangeiro: USD 0,25 + 13,83% de imposto.

Os limites e condições para cada cenário são:

  • Reversíveis: são permitidas até 15 tentativas de aprovar uma mesma transação (mesmo cartão, mesmo estabelecimento e valor) no período de 30 dias. Após os 30 dias iniciais (a contar da primeira tentativa), qualquer retentativa será cobrada;

  • Irreversíveis: é permitido apenas UMA tentativa de aprovar uma mesma transação (mesmo cartão, mesmo estabelecimento), na segunda tentativa será cobrada tarifa;

  • Após uma transação ser aprovada, o contador é zerado.

Elo

Regras vigentes desde 1 de agosto de 2022.

  • Retentativas: todas transações de pagamento no mesmo cartão, validade, valor e Merchant ID (MID) dentro de 30 dias;

  • Códigos contabilizados: todos de negativas​;

  • Excesso: a partir da 16ª retentativa no mês​*;

  • Tarifa: R$ 0,80 (oitenta centavos) por retentativa, a partir da 16ª;

  • Contabilização do excesso: é baseada nos controles internos da Elo. 1º ao último dia corrido do mês.

Demais bandeiras

  • Reversíveis: serão permitidas novas retentativas para o mesmo cliente e cartão. Não há limite e período pré-estabelecido;

Importante: antes de realizar uma nova tentativa, verifique o motivo da transação negada.

  • Irreversíveis: não serão permitidas autorizações para o mesmo cartão ou estabelecimento, depois de receber primeira resposta de recusa do emissor. No entanto, não há tarifas determinadas como penalidade.

Uso recomendado no EVO

A fim de evitar a aplicação de tarifas por parte das bandeiras, já bloqueamos as retentativas de cobrança cuja recusa foi irreversível pelos canais: automático (robô de cobrança), em massa, e pelo operador, individualmente. Somente o próprio cliente, via autoatendimento (site/totem e aplicativo), consegue tentar novamente usando seu cartão já cadastrado. Com isso, limitamos ao mínimo o risco de alguma cobrança por esse motivo.

No entanto, ainda há a possibilidade de haver um excesso de retentativas para os retornos reversíveis. Por esse motivo, sugerimos a todos que configurem um limite máximo de 15 tentativas, com um intervalo de 2 dias entre elas. Sendo assim, as regras de número máximo de tentativas em todas as bandeiras será respeitada (desde que não hajam mais tentativas manuais ao longo do período).

Essa configuração no EVO ficaria assim, dentro de Configurações > Inicial, aba Financeiro:

Quantidade total de tentativas de cobrança=15 e Quantidade de dias de intervalo entre tentativas=2

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