Financeiro - Cobranças

Acompanhe integralmente os seus recebimentos através de relatórios sobre extratos, recorrência e inadimplência

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Escrito por Rachel
Atualizado há mais de uma semana

No EVO, para acompanhar com detalhes o andamento dos seus recebimentos, acesse a página Financeiro - Cobranças, onde você terá acesso a quatro tipos de relatórios, divididos pelas abas que detalharemos neste artigo:

A última aba de relatório, Geral, ainda está em beta e é necessário pedir acesso para utilizá-la.

Caso queira saber sobre a integração com o SPC, acesse o artigo.

Aba Extrato

Este relatório mostra todas as tentativas de transações online — avulsas ou recorrentes — e que foram efetivadas com sucesso, negadas ou estornadas (ou seja, já feitas e não as futuras!). Use a tela para conferir as transações descritas no gateway.

Filtros

Você pode aplicar filtros para ver os extratos com a precisão que desejar. Os filtros da tela são os seguintes:

  • Data da tentativa (hoje, esta semana, semana passada, este mês, mês passado, período personalizado);

  • Adquirente (pesquise e escolha);

  • Bandeira (pesquise e escolha)

  • Motivo de recusa (pesquise e escolha);

  • Valor (pesquise e escolha);

  • Data da previsão (hoje, esta semana, semana passada, este mês, mês passado, período personalizado);

  • Data da cobrança (hoje, esta semana, semana passada, este mês, mês passado, período personalizado);

  • Origem (todos, mensalidade de contrato, anuidade de contrato, transações avulsas);

  • Status (aprovado, negado, estornado);

  • Tipo de recusa (irreversível, reversível).

Solicitar estorno

Nesta aba você pode solicitar estorno do valor clicando no ícone de retorno sob Ações.

Porém, atenção! Quando o estorno é solicitado, o recebimento é cancelado e o sistema gera saldo devedor no mesmo valor. Para cancelar o saldo, acesse Financeiro - Contas a receber, encontre o item e cancele.

Após a solicitação, é possível enviar ou imprimir o comprovante do estorno clicando no ícone de pasta.

Aba Recorrência

Este relatório mostra a cobrança de contratos, anuidades ou qualquer outro tipo de recebimento via recorrência.

Importante:

  • Nessa tela só é possível ver cobranças via recorrência. Qualquer outro tipo de recebimento deverá ser acompanhado diretamente na aba Extrato;

  • Essa tela mostra as transações a partir de 09/11/2021, pois mudamos a forma como o sistema guarda as informações.

Filtros:

Você pode aplicar filtros para ver os extratos com a precisão que desejar. Os filtros da tela são os seguintes:

  • Data programada (hoje, esta semana, semana passada, este mês, mês passado, período personalizado);

  • Cliente/ID (pesquise por nome ou ID);

  • Consultor (escolha um ou mais colaboradores);

  • Contrato (escolha na lista qual ou quais deseja consultar);

  • Data da última tentativa: pode ser tentativa com sucesso ou não (hoje, esta semana, semana passada, este mês, mês passado, período personalizado);

  • Data efetivada (hoje, esta semana, semana passada, este mês, mês passado, período personalizado);

  • Formas de pagamento (todos, dinheiro, cartão de crédito ou débito, cheque, boleto bancário, PagSeguro, depósito, débito em conta, internet, crédito de venda, cartão de crédito - online, transferências DOC/TED/PIX, tributo com código de barra);

  • Motivo da recusa: mostra, de acordo com a adquirente, porque a cobrança não foi efetivada;

  • Serviços (escolha na lista qual ou quais deseja consultar);

  • Status do cliente (ativos, inativos, suspensos ou todos);

  • Status da transação (todos, boleto gerado, em cobrança, estornada, pago, processando, programadas, saldo devedor cancelado, tentativas excedidas);

  • Tentativas: número mínimo de tentativas de cobrança;

  • Valor original: valor da cobrança sem qualquer tipo de correção ou multa.

Cards totalizadores:

Logo abaixo dos filtros, os totalizadores trazem informações rápidas com base no que foi filtrado. Caso clique em um deles, será usado como filtro de status:

  • Pago: total recebido no período;

  • Em cobrança: total dos pagamentos em processo de cobrança no período escolhido;

  • Tentativas excedidas: valor total dos pagamentos que atingiram o número de tentativas de cobrança do cartão;

  • Programadas: valor total das cobranças que ainda serão realizadas no período escolhido;

  • Total: soma de todas as cobranças recebidas — exceto as estornadas ou as que tiveram o saldo devedor cancelado.

Colunas e baixar relatório

O resultado do filtro fica logo abaixo dos cards, em lista. Nela você pode escolher as colunas, para visualizar as informações mais importantes para seu negócio e baixar em formato de planilha:

Histórico da transação

Para saber os detalhes da transação, clique no nome do cliente e abrirá uma nova janela com duas abas e diversas informações:

Resumo:

  • Transação: mostra o status da transação e a data programada para o pagamento.

  • Contrato: mostra o status e período do contrato.

  • Forma de pagamento: Mostra o nome do titular e demais informações do cartão.

Tentativas

Aqui você poderá acompanhar o histórico das tentativas de cobrança, em ordem cronológica.

Cobrança manual

As transações com status "em cobrança" ou "tentativas excedidas" podem ser cobradas manualmente.

Basta marcar as transações e clicar em Cobrança Manual ao fim da página e confirmar clicando em Recobrar e aguarde 12 horas para conferir a efetividade do pedido.

Aba Inadimplência

Este relatório mostra qualquer tipo de recebimento que gerou saldo devedor, inclusive boletos vencidos ou pagos em atraso. Há também algumas ações que complementam a aba Extrato.

Filtros

Você pode aplicar filtros para ver os extratos com a precisão que desejar. Os filtros da tela são os seguintes:

  • Cliente/ID (pesquise por nome ou ID);

  • Contrato (escolha na lista qual ou quais deseja consultar);

  • Data do lançamento (hoje, esta semana, semana passada, este mês, mês passado, período personalizado);

  • Data do recebimento (hoje, esta semana, semana passada, este mês, mês passado, período personalizado);

  • Dias de atraso (marque "maior ou igual", "menor ou igual" e coloque uma data OU "entre" e escolha de X a X dias);

  • Formas de pagamento (todos, dinheiro, cartão de crédito ou débito, cheque, boleto bancário, PagSeguro, depósito, débito em conta, internet, crédito de venda, cartão de crédito - online, transferências DOC/TED/PIX, tributo com código de barra);

  • Motivo da retirada (atualização de data, atualização de valor - valorização, cancelamento contratual, correção de nome ou do endereço, decurso de prazo, determinação judicial, inclusão indevida, motivo não identificado, ordem judicial, pagamento da dívida, renegociação da dívida);

  • Negativado (sim, não, todos);

  • Produto (escolha na lista qual ou quais deseja consultar);

  • Recebido por (escolha um ou mais colaboradores);

  • Serviço (escolha na lista qual ou quais deseja consultar);

  • Status do cliente (ativos, inativos, suspensos, todos);

  • Status da dívida (em aberto, recuperada, cancelada, todos);

  • Status da negociação (inserido, retirado, erro, processando, não enviado, todos);

  • Tipo da dívida (boleto vencido, saldo devedor, todos);

  • Valor da dívida (marque "maior ou igual", "menor ou igual" e coloque um número OU "entre" e escolha de X a X valor);

  • Vendido por (escolha o consultor que realizou a venda).

Cards totalizadores

Logo abaixo dos filtros, os totalizadores trazem informações rápidas com base no que foi filtrado. Caso clique em um deles, será usado como filtro de status:

  • Valor recuperado: total recebido no período;

  • Média de recuperação (dias);

  • Valor em aberto: total de valores devidos;

  • Média de atraso (dias).

Colunas e baixar relatório

O resultado do filtro fica logo abaixo dos cards, em lista. Nela você pode escolher as colunas, para visualizar as informações mais importantes para seu negócio e baixar em formato de planilha:

Detalhes da inadimplência

Para saber os detalhes da transação, clique no nome do cliente e abrirá uma nova janela com duas abas e diversas informações:

Resumo

Inadimplência: envie a dívida ao SPC (precisa de integração) e encontre várias informações sobre a dívida.

Dívida total: veja todas as dívidas que o cliente tem, além da que está em consulta.

Histórico da negativação: acompanhe todas as ações feitas quanto à inadimplência.

Relacionamento

Você poderá copiar e enviar o link de cobrança (com o valor total da dívida). É possível também escrever e-mails, SMS, WhatsApp, notificação ou registrar uma ligação;

Histórico de contato: confira todos os contatos já feitos com esse cliente.

Ações em massa

Ao selecionar um ou mais clientes na lista de resultado do relatórios, é possível incluir suas dívidas no SPC (se tiver integração, veja o artigo) ou enviar o link do valor total da dívida por email ou SMS.

Aba Geral

Já a aba Geral trará um relatório geral dos recebimentos para uma visualização rápida da situação das cobranças.

Importante: esta aba ainda está em beta e é necessário pedir acesso para utilizá-la.

Filtros:

Você pode aplicar filtros para ver os extratos com a precisão que desejar. Os filtros da tela são os seguintes:

  • Data programada (hoje, esta semana, semana passada, este mês, mês passado, período personalizado);

  • Cliente/ID (pesquise por nome ou ID);

  • Consultor (escolha um ou mais colaboradores);

  • Contrato (escolha na lista qual ou quais deseja consultar);

  • Data da última tentativa: pode ser tentativa com sucesso ou não (hoje, esta semana, semana passada, este mês, mês passado, período personalizado);

  • Data efetivada (hoje, esta semana, semana passada, este mês, mês passado, período personalizado);

  • Formas de pagamento (todos, dinheiro, cartão de crédito ou débito, cheque, boleto bancário, PagSeguro, depósito, débito em conta, internet, crédito de venda, cartão de crédito - online, transferências DOC/TED/PIX, tributo com código de barra);

  • Motivo da recusa: mostra, de acordo com a adquirente, porque a cobrança não foi efetivada;

  • Serviços (escolha na lista qual ou quais deseja consultar);

  • Status do cliente (ativos, inativos, suspensos ou todos);

  • Status da dívida (em aberto, recuperada, cancelada, todos);

  • Tipo da dívida (boleto vencido, saldo devedor, todos);

  • Tentativas: número mínimo de tentativas de cobrança;

  • Valor original: valor da cobrança sem qualquer tipo de correção ou multa;

  • Valor recebido: valor recebido após pagamento;

  • Valor aberto: valor de dívida em aberto.

Cards totalizadores

Logo abaixo dos filtros, os totalizadores trazem informações rápidas com base no que foi filtrado. Caso clique em um deles, será usado como filtro de status:

  • Recuperado: total recebido no período;

  • Em aberto: total de valores devidos;

  • Programadas: valor total das cobranças que ainda serão realizadas no período escolhido;

  • Total: soma dos recebidos no período escolhido, exceto os itens com status de estornado ou saldo devedor cancelado.

Colunas e baixar relatório

O resultado do filtro fica logo abaixo dos cards, em lista. Nela você pode escolher as colunas, para visualizar as informações mais importantes para seu negócio e baixar em formato de planilha:

As opções de colunas são as seguintes, não se esqueça de clicar em Aplicar ao fim para mostrar na lista de resultados:

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