Teto de créditos/descontos

Aprove descontos para vendas ou dê saldo credor com base na quantidade de créditos disponibilizados

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Escrito por Rachel
Atualizado há mais de uma semana

No EVO, é possível configurar um teto de créditos a serem utilizados para aprovar descontos em vendas ou concedidos como saldos credores. Os descontos ou créditos deverão ser aprovados de acordo com as permissões dadas na unidade.

Permissão

Em Administrativo - Permissões - Configurações, selecione a permissão Adicionar teto de desconto para poder habilitar, desabilitar ou editar o teto de créditos da unidade.

Habilitando o teto de créditos

Uma vez selecionada a permissão, vá Configurações - Inicial - aba venda e selecione a opção Teto disponível para créditos e descontos para habilitar o teto de créditos a ser disponibilizado e defina o valor em reais dos créditos que quiser disponibilizar para a unidade.

É possível também escolher quais tipos de descontos poderão ser dados com o valor determinado marcando as caixas logo abaixo do valor:

Permitir descontos em contratos

Com o teto de créditos aprovado, você poderá escolher em quais contratos o desconto com base em créditos pode ser aplicado, assim o debitando do valor do teto de desconto, de forma que possa gerir melhor seus descontos.

Acesse Financeiro - Descontos e selecione a opção Debitar valor do teto de desconto para todo desconto que você queira que debite créditos ao ser aprovado.

Essa configuração pode ser combinada com as opções "Necessita de autorização", para pedir autorização para a aprovação do desconto, e "Aplicar desconto recorrente", caso queira que o desconto aprovado recorra mensalmente.

Aplicando desconto com crédito na venda

Com o desconto configurado, quando ele for aplicado no contrato no momento da venda, o sistema verificará se aquele desconto poderá ser aplicado no contrato escolhido.

Caso possa ser aplicado, o sistema verificará se o colaborador tem permissão para aplicar o desconto. Caso não tenha, uma mensagem pedirá usuário e senha de um perfil que tenha a permissão para aplicar descontos:

Nesse momento, após ser inserido usuário e senha que tenha permissão para aplicar o desconto, será verificado se existe limite disponível no teto de aprovação, caso tenha, o desconto é aplicado. Caso não tenha, poderá ser solicitado crédito ali mesmo e a solicitação irá para o responsável:

Após ter solicitado, o desconto ficará como pré-aprovado e o responsável deverá confirmá-lo em até 24h.

Importante: O mesmo fluxo de solicitação acima do teto de crédito se verificará também nos pedidos de créditos para saldo credor e novos descontos.

Visualização dos créditos aprovados

Em Gerencial - Descontos/Créditos, você poderá visualizar todos os descontos e créditos concedidos na unidade.

Caso você esteja usando ADM Geral, haverá a mesma tela do nível da unidade, porém também um filtro que permite ver as unidades, além da capacidade de aprovar créditos além do teto.

Aba Descontos

Nesta aba, você poderá consultar os descontos concedidos na unidade, onde você poderá observar os detalhes dos descontos concedidos, assim como se foram debitados do teto.

Aba Créditos

Nesta aba, você poderá consultar dos créditos aprovados na unidade, onde você poderá observar os detalhes dos créditos aprovados, assim como se foram adicionados para além do teto.

Para pedidos aprovados, você poderá imprimir o recibo clicando no ícone de folha na última coluna, "Ações".

Aprovação de Crédito

Nesta aba, você poderá aprovar créditos para a sua unidade. Você poderá ver logo em acima os dados de aprovação:

  1. Total de crédito aprovado

  2. Total de crédito disponível (Ex. 1.717,00 de 10.000,00)

  3. Total pendente de aprovação

Na lista, você verá os créditos pendentes de aprovação. Ao selecioná-los clicando nas caixas de marcação no lado esquerdo, você verá as opções:

  • Caso haja crédito disponível, você poderá clicar em APROVAR ou REPROVAR;

  • Caso o limite ter sido atingido, você poderá clicar em SOLICITAR APROVAÇÃO ou REPROVAR.

    • Caso o limite seja atingido a aprovação só poderá ser feita no nível de ADM Geral, ou seja, apenas quem tenha acesso ao ADM Geral poderá aprovar essa solicitação.

Quando o teto de créditos for ultrapassado pela primeira vez, uma mensagem aparecerá avisando do valor que será enviado para solicitação para o ADM geral. Caso seja tentado com o teto ultrapassado novamente, o seguinte aviso aparecerá: "O teto para crédito foi ultrapassado e necessita de aprovação da administração geral".

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