Configurar e gerar nota fiscal

Aprenda como configurar itens como tributação ou tipo de emissão a fim de gerar notas fiscais corretas para o seu negócio.

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Escrito por Rachel
Atualizado há mais de uma semana

A nota fiscal é um comprovante de que seu estabelecimento fez uma venda ou prestou algum serviço. Sua emissão é fundamental tanto para o cliente (que terá o registro da compra), quanto para a sua empresa (como um registro da receita obtida, essencial para apuração dos impostos decorrentes desta venda).

Importante: este processo só pode ser iniciado após a confirmação da
integração da nota.

  • Para solicitar a integração, clique aqui.

  • Uma vez aceita a solicitação, veja aqui como fazer a integração.


Onde acessar:

Aba lateral Financeiro, opção Notas Fiscais.


Permissões necessárias para acessar a tela:

  • Caixa - emitir nota fiscal;

  • Notas fiscais - editar/reenviar;

  • Notas fiscais - enviar

Quais os tipos de nota podem ser emitidas?

Este são os dois tipos de notas que podem ser na integração com o EVO:

  • NFS-e (nota fiscal eletrônica - serviços): documenta serviços e está ligada à cobrança de ISS (Imposto sobre Serviços);

  • NF-e (notas fiscais eletrônicas - produtos): substitui a nota fiscal física impressa em papel. Todos os dados referentes a operação, como emissor e destinatário, impostos e produtos são transmitidas para que a Secretaria da Fazenda autorize a emissão.

Como ativar os itens de venda para tributação?

  • Acesse Administrativo - Contratos e, na aba Geral, vá até Financeiro, escolha o tipo de tributação e salve:

  • Faça a mesma coisa em Administrativo - Serviços e salve:

Importante: certifique-se com seu contador se os dados preenchidos estão corretos, qualquer inconsistência impedirá a emissão das notas fiscais. Qualquer dúvida, entre em contato conosco.

Quais os tipos de emissão?

Por recebimento

A nota será emitida logo após o 1º recebimento do valor do serviço, independente do número de parcelas e da vigência.

Por competência

A nota será emitida após a prestação do serviço, independente da forma de pagamento escolhida pelo cliente. Por exemplo, o contrato vigora por 10 meses no valor total de R$550,00, pago à vista. Então as notas fiscais serão emitidas ao final de cada mês, durante a vigência do contrato. O valor será:

  • R$550,00/10 (meses) = R$55,00 (valor da nota emitida).

Importante: é preciso contatar o nosso suporte para que a emissão por competência seja habilitada para o seu negócio.

Uma vez que seja habilitada, não é possível retornar à emissão por recebimento. Portanto, recomendamos que você consulte a sua contabilidade para conferir qual a melhor opção para o seu negócio.

Emissão automática de notas fiscais

É também possível habilitar a emissão automática de notas para emissões por recebimento somente.

Importante: é preciso contatar o nosso suporte para que essa opção seja habilitada para o seu negócio.

Como emitir a nota?

Depois da configuração, todos os recebimentos ficarão disponíveis para emissão de nota em Financeiro - Notas Fiscais - aba Não Enviadas. Para que o sistema envie a nota, é indispensável que o cadastro do cliente esteja correto com as seguintes informações:

  • Endereço completo: o campo de número não deve conter letras;

  • CPF: se o cliente possui um responsável legal, a nota será emitida no CPF desta pessoa. Selecione essa opção no cadastro do cliente antes de emitir a NF;

  • E-mail: obrigatório para o envio da nota.

Use os filtros para buscar as notas que quer emitir:

  • data de competência;

  • tipo de nota: serviços ou produtos;

  • status do cadastro: válido, inválido;

  • tributação.

O resultado do filtro fica logo abaixo dos cards, em lista. Nela você pode escolher as colunas, para visualizar as informações mais importantes para seu negócio:

A coluna Descrição trará a informação da forma de pagamento. Caso seja Crédito de venda, você poderá ver de onde provém esse crédito gerado não manualmente na coluna Origem Crédito, podendo ser:

  • Valor excedente pago na venda;

  • Saldo credor gerado e utilizado no recebimento de múltiplos saldos devedores;

  • Upgrade/Downgrade;

  • Crédito gerado por recebimento de credito de venda cancelado.

Envio da nota

Para emitir e enviar a nota, selecione um ou mais resultados da lista e clique em enviar ao fim da página:

No momento do envio, você perceberá que a opção "Enviar com o tipo de tributação configurado" está ativa por padrão. Se você deixar marcada, a NF será emitida com o tipo de tributação configurado no "contrato" ou "serviço" vendido (como feito em Financeiro - Selecione o tipo de tributação).

Importante: o sistema não possui uma limitação de data de emissão retroativa, porém é necessário que verifique com a prefeitura e contabilidade o prazo máximo permitido para emissão retroativa em sua cidade. Neste caso, o EVO não se responsabiliza com emissões fora do prazo.

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Ao desmarcar a opção, uma lista com as demais opções de tributação cadastradas para seleção abrirá. Ao selecionar opções, as notas selecionadas para envio serão emitidas com essa tributação selecionada, independente do que estiver configurado no "contrato" ou "serviço" vendido.

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Essa lista exibida pode ser cadastrada na tela Configurações - Avançado, sob Cadastro de tributações:

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Consultar notas enviadas

Para facilitar a consulta da notas fiscais já enviadas, use os filtros:

  • Enviadas - competência:

    • status: enviada, emitida, com erro ou cancelada;

    • data de envio;

    • data de competência;

    • nome do cliente/ID;

    • tributação.

  • Enviadas - recebimento:

    • status: enviada, emitida, com erro ou cancelada;

    • data de: envio, competência, recebimento, emissão, lançamento;

    • nome do cliente/ID;

    • tipo de nota fiscal: serviços ou produtos;

    • tributação.

Importante: As notas com erro podem ser editadas e reenviadas clicando no ícone de lápis:

Informações importantes sobre notas emitidas:

  • Ficarão disponíveis para consulta e para download em pdf ou xml;

  • Para cancelar a nota, basta clicar no ícone de lixeirinha que fica ao final da descrição.

Visualização de NFs emitidas

Também há uma aba específica para consulta de dentro do perfil de cliente. Para acessá-la, basta ir para a seção Clientes da aba lateral do EVO. Então, selecionado o cliente cujas NFs quer ver, clique na opção Financeiro e, por fim, na aba Notas Fiscais:

Ali você poderá filtrar as NFs por Data de envio ou Status, clicando nas caixas de seleção, sendo as opções as seguintes:

  • Data de envio:

    • Hoje

    • Ontem

    • Esta semana

    • Semana passada

    • Este mês

    • Mês passado

    • Período personalizado (necessário indicar qual)

  • Status:

    • Enviada

    • Emitida

    • Com erro

    • Cancelada

O filtro de status virá com Emitida por padrão, porém basta mudar para a desejada para obter os resultados. E tendo escolhido os filtros desejados, clique em "Aplicar" para salvá-los.

Também possível pesquisar NFs pelo seu número de identificação, além de organizar a visualização das colunas ou até exportar o resultado de sua filtragem com as opções à direita superior da lista:

Uma vez que você tiver filtrado as NFs que deseja ver, é possível baixá-las individualmente em PDF ou XMI, clicando no ícone de download à direita de cada nota:

Caso você queira baixar diversas notas em lote, basta marcas as caixas à esquerda das notas e clicar no botão correspondente ao download no formato desejado mais abaixo:

Tendo clicado na opção desejada de download em massa, você precisará fornecer um e-mail para o qual elas serão enviadas em até 30 minutos:

Cancelamento de notas fiscais por estorno

É possível solicitar que notas fiscais emitidas para transações sejam canceladas por motivo de estorno. O cancelamento de NF por estorno pode ser feito automática ou manualmente.

Cancelamento automático

Há a opção em Configurações - Inicial - Financeiro para que notas fiscais emitidas por transações que foram estornadas sejam canceladas automaticamente.

Marcando essa configuração, a solicitação do cancelamento da nota fiscal é feita assim que o estorno for concluído e você pode acompanhar o status no perfil do cliente. Essa configuração não contempla estorno via SITEF.

Cancelamento manual

Em Financeiro - Cobranças, aba Extrato ou em Perfil do Cliente, aba Transações, você poderá estornar uma transação no botão à direita do item em questão na lista:

Ao estornar um um pagamento realizado via cartão de crédito (a ação deve ocorrer após a confirmação do estorno pelo gateway), o sistema verificará se existe NF emitida para a transação em questão. Caso tenha, o cancelamento da NF será feito automaticamente, de modo que a tela de confirmação do estorno te informará:


Caso o estorno ocorra com êxito, o recibo de estorno conterá a informação do cancelamento da NF:

Erro ao tentar cancelamento

Após ser enviado a solicitação do cancelamento, haverá o retorno do E-Notas sobre o sucesso ou insucesso do cancelamento. Caso haja o retorno com erro, ou seja, que não foi possível cancelar a NF, o status da NF será mantido como emitida.

Para cancelá-la mesmo assim, vá até Financeiro - Notas Fiscais, aba Enviadas - Recebimento. À direita do item em questão na lista que quiser cancelar, haverá o ícone de lixeira:

Ao clicar no ícone, você será informado da sua tentativa anterior: "Vimos que já tentou cancelar essa nota fiscal anteriormente e por algum motivo não foi possível concluir o cancelamento. Você pode tentar novamente, mas o melhor é que entre em contato com a prefeitura da sua cidade para entender o que aconteceu. Essa ação não poderá ser revertida".

Ao seguir, você precisará inserir o motivo do cancelamento e poderá confirmar o cancelamento da NF clicando em Sim, Cancelar.

Informações sobre NFs canceladas

Na tela Financeiro - Notas Fiscais, você poderá sempre verificar o motivo do cancelamento de notas fiscais na coluna Motivo. Incluir coluna "Motivo". Passe o mouse por cima da mensagem para vê-la inteira.

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