Passar para o conteúdo principal

Bloqueio de venda conjunta - NF e Somente recibo

Bloqueie vendas conjuntas e configurações de contratos com itens que emitem notas fiscais com itens que emitem somente recibo

Escrito por Rachel

No EVO, é possível aplicar um bloqueio de vendas com itens com configurações diferentes, não sendo possível a venda de um item que emite apenas recibo com um item que emite nota fiscal.

Configurando o bloqueio

Em Configurações - Inicial, aba Venda, você poderá ativar o bloqueio marcando a opção Bloquear venda conjunta de itens que emitem nota fiscal com itens que emitem apenas recibo. Clique em Salvar ao final da página para aplicá-lo ao seu EVO.

Implicações do bloqueio - venda

Caso você marque a opção, assim configurando o bloqueio, os seguintes cenários ocorrerão:

  • Não será possível vincular um serviço com emissão de somente recibo a um contrato que emite nota fiscal;

    • Será necessário retirar a opção de emissão de somente recibo do serviço para que ele possa ser vinculado;

    • Alternativamente, não será possível vincular um serviço com emissão de NF a um contrato que emite somente recibo; Será necessário retirar a opção de emissão de somente recibo do contrato para que serviços que emitem NF possam ser vinculados (ou retirar o bloqueio como um todo);

  • Também não será possível realizar uma venda com serviços cujas emissões sejam distintas, nota fiscal ou somente recibo, sendo possível:

    • A retirada da opção de somente recibo do serviço para que possa ser vendido em conjunto, ou;

    • A venda separada desses serviços.

Em ambos os casos, o sistema alertará sobre o conflito e bloqueará a venda:

Implicações do bloqueio - configuração de contrato

Em Administrativo - Contratos, aba Serviços, ao configurar serviços com somente recibo em um contrato que emite NF (e vice-versa) quando o bloqueio está ativo, um aviso aparecerá, apontando a configuração conflitante de emissões:

Nesse caso, a vinculação só será possível depois que o serviço tiver a opção de somente recibo retirada. Alternativamente, se tiver um contrato com somente recebo ativado e não quiser mudá-lo, bastará retirar o bloqueio para conseguir vincular os serviços com NF.

Importante: Para contratos que já possuíam serviços vinculados com configurações conflitantes antes de ativar o bloqueio, o aviso se dará na hora da venda.

Implicações do bloqueio - configuração de serviços

Em Administrativo - Serviços, ao tentar marcar a opção de Somente recibo na seção Financeiro mais abaixo quando o bloqueio está ativo, um aviso aparecerá, apontando a presença do bloqueio e listando os contratos nos quais o conflito de configurações ocorre.

A visualização correspondente de quais contratos (e unidades) em que o conflito ocorre diferirá se você estiver utilizando Adm Geral:

Ou acesso de Unidade:

Respondeu à sua pergunta?