Combinação de dias e horários em atividades

Configure combinações de dias e horários em atividades para clientes que possuem contratos com limite semanal de atividades.

Rachel avatar
Escrito por Rachel
Atualizado há mais de uma semana

É possível configurar combinações específicas de dias e horários de atividades para clientes que possuam contratos com limite semanal de atividades, de modo que o cliente escolha somente as sessões as quais tem direito segundo o contrato vendido.

Permissões

As permissões necessárias para utilizar as configurações de combinação de dias e horários se encontram sob a aba Administrativo da página de criação de permissões em Administrativo - Permissões. As permissões são:

  • Atividades - combinação de dias - editar: Essa permissão possibilita a criação de combinações de dias para as atividades em Administrativo - Atividades - Combinar dias;

  • Atividades - combinação de dias - consultar: Possibilita apenas verificar as combinações criadas.

Importante: A possibilidade de combinar dias e horários para as atividades será utilizada somente a nível unidade.

Configurações no contrato

Em Administrativo - Contrato, Aba Atividades, é possível configurar contratos em que seja necessária uma matrícula e que seja possível a utilização de uma combinação de dias e horários vinculada a essa matrícula.

Para configurar, é necessário selecionar a opção de Limite semanal e também a opção Permite matrícula que aparecerá abaixo. Assim aparecerá por fim a opção Utilizar combinação de dias/horários, que deverá ser marcada também. Uma vez marcada, a matrícula respeitará a configuração de combinação feita em Administrativo - Atividades - Combinar aulas. A configuração do limite semanal deverá se dar com a escolha da quantidade de sessões permitidas por semana.

Configuração das combinações de dias e horários

Em Administrativo - Atividades, você poderá criar combinações de dias para as atividades que já estão configuradas em sua unidade.

No canto direito superior da tela, clique em Mais opções e então em Combinar dias:

Criando novas combinações

Tendo clicado em Combinar dias, uma nova tela abrirá. Para criar uma nova combinação de dias/horários, clique em Nova combinação no canto direito superior:

Uma tela lateral abrirá com as seguintes opções de configuração:

  • Atividade: lista todas as atividades registradas na unidade, da qual você escolherá um para criar a combinação;

  • Permite matrícula em qualquer horário dos dias combinados: escolher essa opção permite que seja possível que o aluno se matricular em qualquer horário da atividade em questão, desde que seja nos dias dentro da mesma combinação;

    • Importante: Com esse parâmetro ativo, não é possível escolher mais de um horário no mesmo dia;

  • Dias da semana: os dias para os quais você quer criar uma combinação. Selecione todos que desejar e clique em Aplicar e por fim Adicionar ao lado para criar a combinação.

Poderá criar quantas combinações desejar para uma atividade e não há impeditivo para dias repetidos em mais de uma combinação, sendo todas mostradas na mesma tela lateral:

É também possível excluir uma combinação clicando no ícone de lixeira à direita da mesma.

Conferindo as combinações criadas

Uma vez que uma combinação é criada para uma atividade, ela passará a constar na página de Combinar dias, mostrando seu nome e ID de atividade, assim como o total de combinações criadas para ela. É possível editar as combinações de uma atividade clicando no ícone de lápis à direita e exclui-las todas clicando no ícone de lixeira:

Matrícula em atividades com dias e horários fixos

No ato da venda de um contrato com limite semanal, é possível matricular o cliente em uma atividade que ele tem direito por fazer parte de horários e dias fixos. A matrícula em questão aparecerá detalhada com nome e quantidade de sessões e basta clicar em Matricular para seguir para a escolha das sessões na grade:

O processo de matrícula e escolha das sessões se dá como mostrado abaixo, com a seleção da atividades que possuem combinações de dias e clicando em Matricular no canto direito superior para aplicar a matrícula à venda:

O botão Matricular só ficará habilitado quando é selecionada a quantidade de sessões semanais definidas no contrato. Exemplo: se o contrato permite 3 sessões semanais, enquanto não 3 horários não forem selecionados na grade, não se pode terminar a matrícula.

Contudo, ao atingir o limite de horários permitidos em contrato, tendo selecionado um horário a mais, um aviso aparecerá:

Uma vez aplicada a matrícula, ela aparecerá na tela de venda, podendo a seleção de horário ser refeita clicando em Editar Matrículas:

Matrícula de contrato com mais de uma atividade com horários e dias fixos

No caso de um contrato que tiver mais de uma atividade e exigir matrícula com dias fixos, na hora da matrícula o cliente deve escolher apenas 1 dessas atividades para se matricular, e os dias disponíveis vão respeitar o que for configurado para a atividade escolhida em Atividades - Combinar dias. Para matricular em mais de uma atividade, utilizar contratos separados ou contratos adicionais.

Ao selecionar o primeiro dia, os demais dias que não tem combinação com o dia selecionado ficam desabilitados. Perceba também que alguns dias podem já vir desabilitados quando eles não estão dentro de nenhuma combinação e quando cliente o contrato já vem com esse limite. Por exemplo, a unidade pode ter uma certa atividade de segunda à sábado, mas se configurou uma combinação de segunda, quarta e sexta para qual esse contrato, portanto, terça, quinta e sábado já viriam desabilitados na grade.

Matrícula com contrato adicional

No caso de contrato com contratos adicionais, a matrícula deve ser feita para cada contrato separadamente, respeitando os dias combinados para cada atividade:

Observação: Quando a opção da combinação "Permite matrícula em qualquer horário dos dias combinados" estiver ativo na atividade, o cliente poderá selecionar qualquer horário dentro da combinação de dias, porém com uma trava para selecionar mais de um horário no mesmo dia.

Edição de matrículas

No perfil do cliente, na seção Atividades, aba Matrículas, você poderá editar as matrículas de um contrato clicando primeiro no ícone de olho à direita do contrato em questão:

Isso abrirá uma página em que estarão detalhadas as matrículas para aquele contrato. Para editá-las clique em Editar Matrículas no canto direito superior:

Isso abrirá a grade de horários e dias para seleção da sessões com base nas combinações configuradas, tal como explicado acima. Uma vez escolhidas as sessões, clique em Matricular para salvar a edição.

Respondeu à sua pergunta?