Performance de professores

Acompanhe a performance de meta de presença de clientes nas atividades de professores em um determinado período de tempo

Rachel avatar
Escrito por Rachel
Atualizado há mais de uma semana

No EVO, é possível acompanhar a performance de professores, por meio de relatórios sob a seção Gerencial, com base nas metas de presença de clientes nas atividades em um determinado período de tempo.

O acompanhamento pode ser feito tanto por quem detém o acesso de ADM Geral, como por colaboradores com as permissões devidas de sua unidade, além dos próprios professores conseguirem ver dados de performance de suas próprias aulas, sendo necessária a configuração devida dessas permissões e cargos, como verá a seguir.

Configuração das permissões, cargos e metas

Para ter visibilidade às informações de performance de professores, é necessário ter tanto as permissões como os cargos devidos, assim como as metas que proverão as informações de performance. Aprenda abaixo quais são e como configurar.

Permissões necessárias

Em Administrativo - Permissões, você deverá marcar as seguintes permissões:

Sob a seção Administrativo, marque Cargos - Editar e Cargos - Visualizar.

Sob a seção Gerencial, marque Performance de professores - Visualizar como gerencial caso queira que a conta do colaborar possa acompanhar todos os dados de performance daquela unidade (ou de todas as unidades, caso seja ADM Geral)

Ou marque Performance de professores - Visualizar como professor caso seja a conta de um professor da unidade.

Administrativo - Cargos

Uma vez marcadas as permissões desejadas, é necessário assegurar-se que haja cargos criados para os professores cuja performance você acompanhará.

Para criar ou editar cargos, vá até Administrativo - Cargos e crie um novo cargo no botão no canto direito superior da tela ou edite um já existente da lista, clicando no ícone de lápis.

No caso de estar em ADM Geral, também é possível replicar o cargo tanto no momento de criação do cargo (clicando em Salvar e Replicar) quanto depois da criação do mesmo (clicando no ícone à direita do cargo na lista). Replicá-lo significa que o cargo figurará em todas as unidades.

No ADM Geral, também é possível vincular cargos aos colaboradores, isto é, o cargo em questão não valerá somente para a unidade onde o colaborador foi cadastrado inicialmente, mas para todas as unidades da sua rede em que ele desempenhar alguma atividade. Para vincular, basta clicar no ícone de Unidades Replicadas à direita do cargo na lista e uma caixa lateral abrirá mostrando as unidades no qual o cargo foi replicado.

Clique em Vincular esse cargo para vincular esse cargo a um cargo criado em uma unidade. Só é possível vincular um cargo por unidade.

Uma vez que vinculá-lo ao de uma unidade, o cargo da unidade será substituído pelo cargo do ADM Geral vinculado a ele, não podendo mais ser editado na unidade.

Atribuir cargos a colaboradores

Uma vez que tenha criado os cargos que desejar, é necessário atribui-los aos colaboradores cuja performance você acompanhará. Para aprender como atribuir cargos a colaboradores, leia este rápido artigo.

Já os cargos vinculados aos colaboradores ficam marcados na lista de cargos presentes no perfil do colaborador em Administrativo - Colaborador.

Atividades - Metas por cargos

Caso ainda não tenha atividades configuradas, aprenda aqui como fazer.

Tendo atribuído os cargos para os colaboradores, agora você terá que configurar as metas de performance que deseja ter para as diferentes atividades. Para criar metas para as atividades, vá até Administrativo - Atividades e clique no ícone de lápis na atividade desejada da lista para editá-la e desça até Metas por cargos, clicando em Configurar:

Ao clicar, uma caixa lateral aparecerá, onde você poderá escolher todos os cargos para os quais quer atribuir metas para aquela atividade. Por exemplo, escolhi tanto um Instrutor de coletivas Júnior quanto um Sênior para configurar metas.

Dentro de cada aba de cargo, você poderá configurar a meta de presença de clientes para aquela atividade e cargo. A meta se dá por meio de três faixas de porcentagem que você deverá preencher conforme quiser:

É importante preencher todos os campos de porcentagem editáveis, senão a meta não será salva.

As metas que forem criadas passarão a valer para aquela atividade quando for criada ou editada na Grade, aplicando as porcentagem para o número de clientes configurada no campo Meta da atividade na Grade.

Então se o professor em questão é um Instrutor de coletivas Júnior, como no exemplo de meta por cargo acima, e a meta da aula é 10 presenças, a performance dele será o seguinte:

Meta

Porcentagem definida

Participantes

baixa

0 a 25%

0 a 2

média

25,01 a 55%

3 a 5

alta

55,01 a 100%

6 a 10

Gerencial - Performance de professores

Por fim, com as metas sendo computadas para cada professor e atividade, esses dados poderão ser acompanhados no relatórios disponíveis em Gerencial - Performance de professores, que possui duas abas: Professores e Evolução Geral.

Aba Professores

Esta aba se trata de um relatório que mostra a média mensal performance dos professores por atividade, dia da semana e horário (e por unidade também, caso esteja visualizando em ADM Geral).

O colaborador professor que acessar este relatório só poderá ver os dados referentes à própria performance.

No topo da página temos os seguintes filtros:

  • Período do ano em mês: por padrão, o relatório só pode mostrado em períodos de até 4 meses;

  • Atividade: é possível escolher todas ou só aquelas que quiser visualizar;

  • Unidades/Grupos de unidades: caso esteja em ADM Geral;

  • Dia da semana: possível escolher vários;

  • Horário: possível escolher período;

  • Performance: possível escolher entre baixa, média e alta ou somente baixa, somente média e somente alta.

Logo abaixo temos caixas totalizadoras mostrando de forma rápida dados sobre a performance dos professores segundo os filtros escolhidos.

Então a lista com os resultados provindos dos filtros escolhidos, mostrando a porcentagem média e o número consolidado médio de presenças para cada mês. É possível pesquisar resultados por professor na barrinha superior e exportar o relatório no ícone de download.

Clicando no ícone de gráfico à direita de um resultado, abrirá um gráfico detalhado de performance para aquele professor e atividade, mostrando a média do professor em questão, média da atividade dada por todos os professores e a média do professor no mesmo mês do ano anterior:

Aba Evolução Geral

Já a outra aba apresenta um gráfico mostrando a evolução geral da performance de professores para um certo período (no máximo 4 meses de uma vez), atividade (todas ou as que selecionar) e unidade (caso esteja em ADM Geral), tanto para performances baixas, médias ou altas.

Consultar metas

Por fim, você pode consultar a performance das metas configuradas clicando em Consultar Metas no canto direito superior:

Lá você poderá ver a performance das metas para uma certa atividade (todas ou as que selecionar), grupo de atividades (todos ou os que selecionar), cargos (todos ou os que selecionar, sendo que ADM Geral vê cargos de todas as unidades) e unidade (caso esteja em ADM Geral).

Respondeu à sua pergunta?