Categorias de contratos

Agrupe seus contratos em categorias para facilitar a busca e geração de relatórios

Rachel avatar
Escrito por Rachel
Atualizado há mais de uma semana

Ao criar um contrato em Administrativo - Contratos, uma das configurações mais úteis e importantes é a de categoria. A categoria define com quais outros contratos o contrato criado será agrupado para fins de buscas, relatórios e ações de comunicação.

IMPORTANTE
Ao configurar um contrato, também é possível marcar "Nenhuma" e deixá-lo sem categoria, não o relacionando a demais contratos.

Quais são as categorias de contrato?

Escolher a categoria correta te ajudará com os esforços de buscas, relatórios e CRM. Veja abaixo como cada categoria se comporta.

VIP

Contratos de alto valor que só podem ser vendidos por colaboradores com a permissão Geral - Contratos VIP - Vender.

Colaborador

Contratos de colaboradores de seu negócio, os quais podem estar associados a tipos específicos de descontos.

Personal

Contratos de personais que operam em sua academia.

Saiba tudo sobre a gestão de personais aqui.

Gympass, Totalpass, Classpass

Como se tratam de contratos provindos da integração com estes apps, não incluem a parte de controle de acesso ao serem configurados.

IMPORTANTE

No caso da Totalpass, é necessário vender um contrato dessa categoria para que o token do aluno seja validado e o acesso seja liberado no controle de acesso da academia.

Saiba mais sobre integrações com esses apps:

Nutrição

Esta categoria se trata dos contratos de serviços integrados ao MyNutri. Entenda mais sobre como oferecer serviços de nutrição ao seus clientes aqui.

Para que clientes com contrato nessa categoria - MyNutri - não sejam contabilizados no cálculo de clientes ativos, marque-o como contrato especial.

Contrato especial

Ao selecionar alguma categoria para seu contrato, você terá a opção de marcá-lo também como um Contrato especial. Isso fará com que os clientes com esse contrato ativo não sejam considerados nos cálculos de clientes ativos e, consequentemente, não interferir em métricas como ticket médio, churn, custo médio por cliente e outras métricas que usam o indicador de Clientes Ativos no cálculo.

Então, se você não quiser considerar seus clientes das categorias Gympass, Totalpass, Classpass ou qualquer outro como ATIVO, basta selecionar essa opção!

Para ativá-la, basta marcar a opção Contrato Especial logo ao lado que se habilitará ao escolher uma categoria para o contrato:

Atenção!

Se você já tem clientes com contrato ativo nessas categorias e editou esses contratos para que não apareçam mais como ativos, serão necessários dois passos a mais:

1 - Clicar em Atualizar contratos vendidos, selecionar a opção Contrato especial e Salvar;

2 - Ao voltar para o Dashboard, clicar no ícone Atualizar, no canto superior direito.

IMPORTANTE: a categoria é atualizada automaticamente ao salvar a alteração na configuração de contrato, sem necessidade de acessar 'atualizar contratos vendidos'.

Onde filtrar contratos por categoria

Os contratos marcados com categoria poderão ser encontrados para fins de busca, relatório ou ação de comunicação nas seguintes telas do EVO:


Respondeu à sua pergunta?